Cotidiano

Foz e São Miguel retomam aulas após ameaças a alunos

A Patrulha Escolar acompanhou, ainda na tarde de terça-feira (5), os estudantes dos turnos vespertino e noturno dos colégios em São Miguel

São Miguel – O retorno às aulas em São Miguel do Iguaçu e em Foz do Iguaçu, depois de ameaças a servidores e alunos, ocorreu somente com reforço policial. A Patrulha Escolar acompanhou, ainda na tarde de terça-feira (5), os estudantes dos turnos vespertino e noturno dos colégios Castelo Branco, Nestor Victor dos Santos e Parigot de Souza, em São Miguel. Foi necessário apoio das equipes da Rotam (Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas) e do GDE (Grupo de Diligências Especiais).

Na fronteira, a direção do Colégio Estadual Ipê Roxo confirmou a volta às aulas na manhã de ontem. Segundo a chefe do Núcleo Regional de Educação de Foz, Ivone Muller, uma pedagoga permanecerá no colégio para assessorar as equipes pedagógicas da instituição de ensino e elaborar ações que evitem qualquer transtorno entre pais, alunos e funcionários.

Relembre os casos

Na sexta-feira (1º), um princípio de incêndio foi registrado dentro do Colégio Ipê Roxo, que foi controlado por vizinhos com extintores. Testemunhas afirmaram ter visto os suspeitos pulando o muro da escola. A identidade dos acusados não foi informada pela polícia, já que a investigação é sigilosa. No sábado (2), tiros foram ouvidos no entorno do colégio. Depois disso, a direção escolar preferiu suspender as aulas até que o caso fosse apurado pelos policiais. Cerca de 1,5 mil alunos não tiveram aula na segunda e terça-feira.

Após o episódio em Foz, um áudio enviado através de um aplicativo de celular preocupou os moradores de São Miguel do Iguaçu. Nas gravações, supostos integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital) determinavam toque de recolher à população, ameaçando “meter fogo” em quem saísse de casa e fosse até as escolas.

Na terça-feira (5), os três colégios estaduais do centro da cidade permaneceram fechados. O delegado Francisco Sampaio esclareceu que o fato não passou de uma brincadeira de mau gosto, mas que a polícia manterá reforços nas instituições para garantir a segurança e tranquilidade dos servidores e estudantes.