Variedades

Foz do Iguaçu prevê visitação e ocupação em alta no feriado de Carnaval

Movimento no aeroporto, visitação nos atrativos e ocupação hoteleira devem aumentar na segunda quinzena de fevereiro

Foz do Iguaçu prevê visitação e ocupação em alta no feriado de Carnaval

O Aeroporto Internacional das Cataratas terá 568 pousos e decolagens nos 28 dias do mês de fevereiro, aponta a planilha da Infraero divulgada nesta quinta-feira (10). Os dados corroboram que o destino Iguaçu terá uma franca recuperação em 2022, afirma o secretário Paulo Angeli (Turismo, Projetos Estratégicos e Inovação).

O fluxo maior do movimento está previsto nas últimas três semanas de fevereiro, com uma média de 20,2 operações diárias. O terminal aeroportuário, um dos termômetros do turismo, recebeu no ano passado aproximadamente 950 mil passageiros entre embarques e desembarques, uma alta superior a 14,3% no comparativo com 2020 (829 mil passageiros).

“O avanço da vacinação diminuiu bastante os casos de covid a ocupação hospitalar, e existe ainda uma demanda reprimida de visitantes”, ressaltou Paulo Angeli. De acordo com o secretário, está todo mundo ansioso para viajar, “ninguém aguenta mais ficar em casa”, disse.

Recordes

O otimismo também encontra respaldo nos números de visitação em janeiro dos principais atrativos de Foz do Iguaçu. Juntos, o Parque Nacional do Iguaçu, Itaipu Binacional e o Marco das 3 Fronteiras receberam mais de 221,5 mil turistas no período.

“Tenho convicção que 2022 é o ano da recuperação completa do nosso turismo”, disse Angeli. Ele afirma que o exemplo é o desempenho dos atrativos no final do ano de 2021. “Foi uma demonstração do potencial turístico e de toda esta demanda reprimida”.

No ano passado, o Parque Nacional do Iguaçu registrou 655.335 visitas. Deste total, aproximadamente 447 mil ingressos ocorreram no segundo semestre do ano, um aumento de 105% em relação aos primeiros seis meses de 2021 (208,3 mil acessos).

“Foz do Iguaçu está entre os destinos mais desejados pelos brasileiros e é este público que vai vir este ano. Estamos esperançosos que o turismo este ano quebre os recordes ou volte a sua plenitude do período pré-pandemia”, expressou o prefeito Chico Brasileiro.

Expectativa

Foz do Iguaçu aguarda um excelente movimento no feriadão de Carnaval, de 26 de fevereiro a 1º de março, conforme consultas e confirmações de reservas nos principais hotéis e resorts, além de contratação de serviços de receptivos e compra de ingressos nos atrativos. A expectativa é receber entre 15 a 20 mil visitantes, normalmente famílias, que buscam momentos de descanso e lazer no destino.

Para receber os turistas, os atrativos, incluindo as Cataratas do Iguaçu, preparam a logística que inclui o horário estendido e o funcionamento também na segunda-feira (28). O setor comercial, incluindo shoppings centers, bares e restaurantes aguardam um bom movimento.

A expectativa de ocupação hoteleira é de 100% para o feriado, um dos melhores do ano em termos de movimento, conforme registros de anos anteriores. O complexo Mabu, por exemplo, está com mais de 53% de reservas no My Mabu e 68% do Mabu Thermas Grand Resort. Outros hotéis e resorts aguardam movimento similar.

Assessoria