Saúde

Foz do Iguaçu inicia nesta terça (25) uma força-tarefa de vacinação contra covid-19

Secretaria de Saúde recebeu 9.360 doses que precisam ser aplicadas no máximo até sexta-feira (28)

Foz do Iguaçu inicia nesta terça (25) uma força-tarefa de vacinação contra covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta terça-feira (25), uma força-tarefa para vacinação contra a covid-19 em Foz do Iguaçu. O município recebeu, no início da tarde desta segunda-feira (24), 9.360 doses de vacina da Pfizer/BioNTech. O agendamento para aplicação dos imunizantes está aberto desde sábado (22).

As vacinas da Pfizer, lembra a secretária Municipal de Saúde, Rosa Jeronymo, precisam de uma temperatura bastante baixa. Os imunizantes, que estavam congelados em Curitiba, entraram em processo de descongelamento durante a viagem, o que obriga uma ação rápida para os mesmos não perderem o efeito.

O lote de imunizante é destinado para pessoas com comorbidades e deficiência permanente e gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filho há 45 dias) com comorbidades, todas elas acima de 18 anos, que precisam apresentar declaração médica autorizando a vacina.

No grupo também foram incluídos trabalhadores e trabalhadoras da educação acima de 18 anos, que atuam em creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Maratona

“Teremos cinco dias para aplicação e não podemos perder doses de vacina no momento como esse que estamos vivendo”, explica a secretária Rosa Jeronymo. Dentro desta perspectiva, foram abertas agendas para aplicar 4.200 doses na terça e quarta-feira (25 e 26), respectivamente.

Também foram reservadas 1.600 vagas para quinta-feira (27). Se, por ventura faltarem algumas pessoas, existem ainda a possibilidade de aplicar as últimas doses na sexta-feira (28), disse a secretária. Rosa Jeronymo reforça o apelo para as pessoas agendarem dia, local e horário da vacinação.

Ela lembra, no entanto, que não é recomendado pelo Ministério da Saúde e entidades de classe como a Sociedade Brasileira de Imunizações tomar a vacina contra a covid-19 e contra a influenza ao mesmo tempo. Isso porque faltam estudos que comprovem a segurança e a eficácia das vacinas contra a covid-19 nessas situações, bem como para facilitar o monitoramento de eventos adversos pós-vacinação.

Procedimento

O agendamento pode ser feito pelo site da Prefeitura, na Unidade Básica de Saúde ou ainda pelo Central de Agendamento, pelos telefones (45) 2105-1105/1106/1120. A aplicação estará ocorrendo em 20 unidades básicas de saúde e na sede da Vigilância em Saúde, na Vila Yolanda.

Desde o início da campanha de imunização em janeiro deste ano, até a a última sexta-feira (21), Foz do Iguaçu tinha recebido 88.601 doses de imunizantes AstraZeneca e CoronaVac. Deste montante, a Secretaria de Saúde aplicou, entre primeira e segunda doses, 78.294 vacinas.