Cotidiano

Foz do Iguaçu aperta o cerco contra o transporte irregular

Foz do Iguaçu – Motoristas que atuam na informalidade e que realizam o transporte de passageiros em Foz do Iguaçu sem o respaldo da Foztrans vão ter que desembolsar a partir de agora multa de R$ 3 mil. A lei acaba de ser aprovada pela Câmara de Vereadores. A medida é uma forma de tentar coibir o aplicativo de transporte ainda não regularizado pelo Município.

O projeto teve aprovação unânime do Legislativo e tem como autor o prefeito Chico Brasileiro. Antes, a multa para quem fosse flagrado irregularmente era de R$ 150.

Quem festejou a nova lei foram os taxistas. De acordo com o presidente do Sindicato dos Taxistas de Foz do Iguaçu, Jair da Silva Tavares, a aprovação da lei é fundamental para manter a sobrevivência de diversos profissionais que estavam com suas atividades ameaçadas por conta dos motoristas que estavam atendendo via aplicativo usado para a prestação de serviço na área de transporte. “Não queremos gerar desemprego, mas é preciso antes de mais nada a regularização para que possam prestar adequadamente o serviço, respeitando todos os profissionais que vivem disso”.

O superintendente da Foztrans, Fernando Maraninchi, disse que a lei não serve apenas para fiscalizar os motoristas de aplicativo – atividade ainda não regulamentada no Município -, mas também evitar a atuação clandestina. “É uma lei para ajudar a Foztranns a combater o transporte irregular de passageiros em Foz do Iguaçu, um assunto muito sério diante do número expressivo de turistas que visitam todos os anos Foz do Iguaçu, por conta de atrativos turísticos como as Cataratas do Iguaçu e a Itaipu Binacional”. Ele cita com exemplo a apreensão de um veículo nesta semana, cadastrado junto a um aplicativo para o transporte, operando na Rodoviária de Foz do Iguaçu. Foram verificados ainda outros problemas de manutenção do veículo, que precisam estar em dia com sua manutenção para garantir o bem-estar dos turistas.