Cotidiano

Foz definirá candidatos a prefeito semana que vem

A definição dos nomes que vão concorrer de fato à sucessão do prefeito afastado Reni Pereira (PSB), no entanto, só ocorrerá na próxima semana

Foz do Iguaçu – Philipe Mansur (Rede), Chico Brasileiro (PSD), Nilton Bobato (PCdoB), Ivone Barofaldi (PSDB), Gilmar Piolla (PV), Nanci Rafagnin (PDT) e Sidnei Prestes (PRB). Como se vê, pré-candidatos não faltam para a eleição suplementar a prefeito de Foz do Iguaçu, que ganhou data oficial nesta semana: 2 de abril.

A definição dos nomes que vão concorrer de fato à sucessão do prefeito afastado Reni Pereira (PSB), no entanto, só ocorrerá na próxima semana. O quadro vai clarear por inteiro apenas na sexta-feira (17), última data para as convenções homologatórias que poderão ser realizadas já a partir de segunda (13).

“Deveremos realizar a nossa convenção só no último dia”, adiantou ontem Nilton Bobato, único vereador da legislatura anterior que não teve o nome maculado pelo escândalo desvendado pela Operação Pecúlio, em cujo processo estão arroladas nada menos que 98 pessoas, conforme denúncia do Ministério Público Federal já acatada pela Justiça.

A candidatura de Bobato, no entanto, ainda depende de uma conversa com o deputado Chico Brasileiro, que foi apoiado pelo PCdoB na eleição invalidada do ano passado. Já a de Piolla correria risco por conta do período de filiação ao PV, segundo rumores que correm na cidade, mas ainda não há qualquer confirmação a respeito.

CAMPANHA

Encerrado o período para a realização das convenções, os nomes escolhidos pelos partidos precisarão ser apresentados à Justiça Eleitoral, que terá até o dia 25 para fazer a homologação. A propaganda eleitoral de rua, no entanto, estará liberada já a partir do dia 21, enquanto o horário eleitoral e os debates ocorrerão de 27 de abril a 31 de março, ou seja, dois dias antes do pleito.

OUTROS MUNICÍPIOS

Embora haja vários outros municípios com a eleição de outubro do ano passado ainda sub judice, o TRE-PR já marcou para 2 de abril o pleito suplementar também em Nova Laranjeiras, Piraí do Sul e Quatiguá.