Cotidiano

Foz confirma primeiro caso de febre chikungunya na região Oeste

Ainda há nove suspeitas da doença no município; na região são 21

Foz do Iguaçu – O município de Foz do Iguaçu está em estado de alerta ao combate do mosquito Aedes aegypti e deve reforçar as ações preventivas depois da confirmação do primeiro caso importado de febre chikungunya em uma paciente de 61 anos, residente na Vila C, que viajou para Palmeira dos Índios (AL) ainda no ano passado. A suspeita surgiu em novembro último e o resultado foi divulgado nesta semana.

Segundo o chefe do setor epidemiológico da 9ª Regional de Saúde de Foz, Eduardo Toshio Kikushi, há ainda duas notificações que dependem de resultados clínicos. No entanto, não há prazo para o envio do diagnóstico, feito pela Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Além da paciente em Foz, outra confirmação de febre chikungunya foi registrada em Mandaguari, o primeiro caso autóctone do Paraná – quando a doença é contraída dentro da cidade em que o paciente reside.

O boletim informativo da Sesa (Secretaria Estadual da Saúde) trouxe ainda informações sobre a circulação da febre chikungunya no Paraná a partir de agosto do ano passado.

Ao todo, há 105 casos suspeitos, 21 deles na região Oeste, entre os municípios de Guaíra (4), Cascavel (4), Santa Tereza do Oeste (4), Foz do Iguaçu (3), Boa Vista da Aparecida (2), Corbélia (1), Ibema (1), Assis Chateaubriand (1) e Diamante d’Oeste (1).

Conforme o setor epidemiológico da 20ª Regional de Saúde de Toledo, os trabalhos das equipes de endemias serão redobrados, principalmente em Guaíra onde há um número maior de suspeitas, e um índice de infestação de 8,7%. Arrastões iniciam na próxima semana e devem ser acompanhados pelos caminhões fumacê, passando primeiramente nos bairros mais infestados pelo vetor.

Zika vírus

O zika vírus, doença que também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti tem preocupado moradores da região. Conforme o levantamento, até o dia 5 de janeiro, 14 notificações foram registradas no Oeste, quase a metade do total de suspeitas do Estado, que é de 30.

A cidade com maior incidência no Oeste é Foz do Iguaçu, com nove suspeitas. Na lista ainda está Toledo (2), Itaipulândia (1), São Miguel do Iguaçu (1) e Cascavel (1). Quanto à doença, o setor de Vigilância em Saúde da 10ª Regional de Cascavel informou que há mais uma notificação de zika vírus, que não foi incluída no boletim estadual.

(Com informações de Marina Kessler)