Cotidiano

Foz atende pacientes que moveram ações judiciais

Os atendimentos serão marcados por ordem de urgência

Foz – A nova gestão da Secretaria de Saúde começou a atender medidas judiciais protocoladas por pacientes que não foram atendidos pelo SUS até o ano passado. As maiores demandas são de medicamentos, cirurgias e exames. Os atendimentos serão marcados por ordem de urgência.

A médica e assessora de gestão estratégia na Saúde, Luz Marilda Cardona, diz que a meta é responder cerca de 250 ações por mês. Uma média de dez ações por dia será resolvida, garantiu. Ela fez questão de ressaltar que as demandas serão apuradas e classificadas por especialidade. A partir disso, a Secretaria terá um panorama completo do problema e os motivos que levaram os antigos gestores a não atender as medidas judiciais.

“Vamos identificar por meio de um mapeamento na saúde de onde veio problema, ver qual setor funciona bem e qual não funciona para resolver os problemas na raiz também”, informa Luz.

Ainda de acordo com a médica, as medidas judiciais tiveram origem em demandas reprimidas e serviços que não foram realizados naquele momento, mas que deveriam estar em funcionamento no sistema de saúde.