Saúde

Foz abre 800 vagas para vacinação contra a covid-19 em pessoas com 18 anos ou mais

Estas são as ultimas doses destinadas à população adulta; vacinação acontecerá nesta quarta-feira (29) em oito unidades de saúde

Foz abre 800 vagas para vacinação contra a covid-19 em pessoas com 18 anos ou mais

A Secretaria Municipal da Saúde de Foz do Iguaçu do abriu nesta terça-feira (28), o agendamento on-line para a vacinação contra a covid-19 em pessoas com 18 anos ou mais.

Serão disponibilizadas 800 vagas para esta quarta-feira (29) em oito unidades de saúde: Três Lagoas, Lagoa Dourada, Portal da Foz, Jardim São Paulo II, Sol de Maio, Vila Yolanda, Vila C Nova e Porto Belo. O agendamento pode ser feito pelo site: https://vacinacao.pmfi.pr.gov.br/.

De acordo com a secretária de saúde, Rosa Maria Jerônymo, essas devem ser as últimas doses destinadas à população adulta, tendo em vista que o município já atingiu 105,5% de cobertura com a primeira dose, com 202.007 pessoas vacinadas. Com a segunda dose ou dose única, o município tem 59,5% de cobertura.

“Aquelas pessoas com mais de 18 anos que ainda não receberam a primeira dose devem fazer o agendamento e buscar a UBS para garantir a vacinação. Não sabemos ainda se receberemos novas doses para este público, já que ultrapassamos a estimativa”, explicou.

Os próximos lotes de vacinas devem ser destinados aos adolescentes de 12 a 17 anos (com ou sem comorbidades) e a dose de reforço em idosos e imunossuprimdos.

Vacinação

Nesta quarta-feira (29) equipes da Atenção Básica farão uma força-tarefa para vacinar cerca de 800 trabalhadores do frigorífico Lar, em Matelândia. São funcionários que trabalham no município vizinho, mas residem em Foz do Iguaçu e ainda não receberam a primeira dose.

Adolescentes

Amanhã também acontecerá a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos com deficiência permanente ou comorbidades em seis unidades de saúde. O agendamento ainda está disponível no site da prefeitura.

Os jovens com comorbidades devem apresentar os documentos pessoais e uma declaração preenchida pelo médico (o modelo está disponível no site da vacinação), ou um atestado que possa ser validado pela equipe da unidade de saúde, contendo as informações necessárias para a confirmação da comorbidade.

Dose de Reforço

Idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos ainda podem procurar as cinco unidades de referência para receber a terceira dose, ou dose de reforço. São elas: Morumbi 2, AKLP, Vila Yolanda, Três Bandeiras e Padre Monti. Não há necessidade de fazer o agendamento.

As doses serão aplicadas em idosos que já completaram o esquema vacinal há pelo menos seis meses e nos imunossuprimidos que tomaram a segunda dose ou dose única há pelo menos 28 dias. Para receber a terceira dose, é necessário portar os documentos pessoais e o comprovante de vacinação.