Cotidiano

Fotógrafos fazem ato na Paulista em defesa da liberdade de imprensa

201609111215275627.jpgSÃO PAULO Fotógrafos independentes e de grandes veículos organizam ato no início da tarde deste domingo para arrecadar fundos para a compra de um novo equipamento para Vinícius Gomes, que teve sua câmera quebrada no protesto da última semana contra o governo de Michel Temer realizado em São Paulo. A mobilização também tem o intuito de defender a liberdade de imprensa, segundo os organizadores.

De acordo com o relato do fotojornalista, dois policiais militares, fotografados por ele após caírem de suas motos, o agrediram e quebraram seu equipamento com pisões. Gomes tomou quatro pontos na cabeça.

No ato de hoje, os fotógrafos montaram um varal em frente ao Masp, na Avenida Paulista, e penduraram algumas de suas fotos. Os transeuntes podem comprar as imagens pelo valor que quiserem. O dinheiro arrecadado será revertido na compra do equipamento.

Jardiel Carvalho, um dos organizadores da arrecadação, disse também que parte dos recursos será destinada para a compra de materiais de segurança aos fotógrafos independentes.

? Não é a primeira vez que ocorre um episódio de violência contra fotógrafo em manifestação. Então, também queremos comprar esses equipamentos de segurança ? afirmou.

O ato ocorre um pouco antes do início de protesto, marcado para as 14 horas também no Masp, contra o governo de Michel Temer.

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), órgão ligado ao Ministério Público Federal, afirmou na ocasião que irá monitorar as ações dos policiais do Rio e de São Paulo durante protestos.