Cotidiano

Fotógrafo James Nachtwey ganha prêmio Princesa de Astúrias

nachtwey2.jpgMADRID – O renomado fotógrafo de guerra americano James Nachtwey, testemunha de algumas das guerras e tragdéias mais escabrosas do mundo na história recente, foi agraciado nesta quinta-feira com o prestigiado prêmio espanhol Princesa de Asturias de Comunicação e Humanidades.

Em um comunicado, o júri do prêmio descreveu Nachtwey como uma “lúcida testemunha do sofrimento humano” e o apresentou como um dos melhores fotojornalistas e fotógrafos de guerra das últimas décadas.

A fundação enfatizou o compromisso profissional de Nachtwey e sua habilidade para trabalhar em conflitos e crises “sem renunciar aos princípios éticos do repórter ou adornar o que a câmera vê”.

O fotógrafo de 68 anos, nascido em Syracuse, Nova York, começou a trabalhar como fotógrafo em um jornal do estado do Novo México em 1976 e, em 1980, se mudou para Nova York para iniciar sua carreira como fotógrafo de revista independente. Sua primeira tarefa internacional foi cobrir o conflito na Irlanda do Norte em 1981.

Nachtwey trabalha na revista Time Magazine desde 1984 e foi membro da agência de fotografia Magnum entre 1986 e 2001. Ele cobriu guerras e conflitos na América Central, Oriente Médio e África.

Na página principal de seu site, Nachtwey escreveu “Fui testemunha e estas fotografias são o meu testemunho. Os feitos que registrei não devem ser esquecido e nem devem se repetir”.

O perfil biográfico da página indica que as imagens da Guerra do Vietnã e o movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos tiveram um grande efeito nele, e foram fundamentais em sua decisão de se tornar um fotógrafo.

O prêmio de ? 50 mil é uma das oito honrarias concedidas pela fundação, que leva o nome da princesa Leonor, herdeira do trono espanhol. Outras categorias reconhecem as grandes realizações nas artes, no esporte ou em pesquisa científica.

Os prêmios são entregues durante o outono europeu na cidade de Oviedo, no norte da Espanha.