Cotidiano

Fotógrafo inaugura mostra que permite ao público tocar as imagens

INFOCHPDPICT000059683014RIO – ?Não toque na obra? é uma frase que ainda pende das paredes de muitos museus e galerias do mundo. Mas não diga isso ao fotógrafo, curador e professor Mickele Petruccelli Pucarelli. Como estudioso da arte, ele questiona esta imposição de passividade em um mundo inundado de imagens.

A ideia vai tão longe que Pucarelli decidiu forçar os visitantes a tocar em suas fotografias para conseguir vê-las. Assim foi montada sua mais recente exposição ?Jardins suspensos?, em exibição no Centro Cultural Justiça Federal, na Avenida Rio Branco.

? A ideia é questionar o ?não me toque?. A exposição tem duas salas. Na primeira, as fotografias estão num móbile penetrável. Por causa da luz da sala, o espectador precisa pegá-las e mexer até conseguir enxergá-las. Na segunda sala, elas ficam sobre as cabeças das pessoas, em cima de uma ?rede? ? explica.

Esse questionamento não significa que para Pucarelli as imagens perderam importância em meio à profusão de cliques para as redes sociais. A imagem é sua vida e obra. É sobre elas que ele se debruça muitas horas, a pesquisar, estudar e pensar. O artista é doutor em Artes Visuais, com ênfase em Imagem e Cultura, pela Escola de Belas Artes da UFRJ, e coordenador do curso de pós-graduação em fotografia e imagem da Universidade Cândido Mendes.

Para Pucarelli, no mundo contemporâneo, a imagem se tornou um saber muito importante. Não que ela valha mais que mil palavras, como diz o antigo bordão.

? A imagem interliga quase tudo hoje, mas acredito que ela precisa conviver com as mil palavras ? diz.

A convivência entre imagens e palavras é também o que tem norteado a vida do artista, que mora na Zona Sul. Ele começou a carreira como fotojornalista na década de 1980, seguindo depois para a publicidade. Mas sua paixão pelo estudo falou mais alto e hoje ele procura todas as formas de compartilhar o que leu nos livros.

Além de sua atuação como curador, orientando exposições de artistas, e das aulas que ministra no curso de pós-graduação, Pucarelli participa ativamente de debates sobre fotografia. Em maio, ele esteve na mesa do ?Que fotógrafos estamos formando??, evento promovido pelo World Press Photo que discutiu novas perspectivas para o fotojornalismo. Em setembro, ele estará no Paraty em Foco, um dos principais festivais de fotografia do Brasil, para ministrar o workshop ?A reconstrução do olhar fotográfico?.

Montagem e imagens da exposição Jardins Suspensos