Cotidiano

Fotógrafo francês Marc Riboud morre aos 93 anos

61185373_FILES This file photo taken on March 20 2009 shows French photographer and reporter Marc Ri.jpgRIO – O renomado fotógrafo francês Marc Riboud morreu nesta terça-feira, aos 93 anos. O motivo da morte não foi divulgado.

Riboud é autor de fotografias icônicas, entre elas “Peintre de la Tour Eiffel” (O pintor da Torre Eiffel, em tradução livre) e “Fille à la fleur” (Menina com flor), que retrata uma militante segurando uma flor diante de fuzis, em Washington. A imagem se tornou famosa imediatamente e virou um símbolo entre os críticos à Guerra do Vietnã.

Ele começou a trabalhar na Magnum, prestigiada agência de fotografia, em 1953, convidado por Henri Cartier-Bresson e Robert Capa. Registrou viagens a lugares como China, Japão, Índia, Nepal, Paquistão, Irã, Afeganistão e Turquia. Em preto e branco, capturava momentos cruciais de um planeta em transformação. Em 1963, fotografou Fidel Castro depois que o líder cubano apareceu no seu quarto de hotel.

Riboud comparava a sua obsessão por fotografias a “um vírus tão forte quanto o meu instinto de liberdade”. “Life”, “National Geographic” e “Paris Match” foram algumas das revistas que publicaram as suas fotos, em 60 anos de carreira.

Marc Riboud nasceu em 24 de junho de 1923, em Saint-Genis-Laval, comuna de Lyon. Começou a fotografar aos 14 anos, com uma câmera Vest Pocket preta utilizada por seu pai nas trincheiras da guerra.