Cotidiano

Fotografias históricas de Alberto de Sampaio mostram transformações no Rio

97-1809.jpgSÃO PAULO ? Na imagem em preto e branco de 1888 ?Pic-nic na Gávea?, cinco amigos estão reunidos em um parque para confraternizar. Um deles, de óculos, chapéu coco, camisa escura e suspensórios claros, fuma um cigarro e olha para a câmera, enquanto três se abraçam e outro serve uma bebida, apoiado num galho.

Parece uma cena trivial, com os personagens agindo naturalmente e os elementos em quadro distribuídos de forma aleatória. Em tempos de Instagram e Snapchat, nada poderia ser mais enganoso. O registro do piquenique no fim do século retrasado, parte da exposição ?Lentes da memória: a descoberta da fotografia de Alberto de Sampaio?, que chega ao Centro Cultural Correios hoje, foi meticulosamente planejado pelo rapaz que encara a lente, à direita, antes que outra pessoa acionasse o obturador.

Um dos pioneiros da fotografia no Brasil, o advogado carioca Alberto de Sampaio (1870-1931) tinha 18 anos quando fez a imagem acima descrita. E por mais de um século ela seguiria desconhecida, até ser encontrada pela arquiteta e historiadora Adriana Martins Pereira. Curadora da exposição e autora de livro que conta a saga do fotógrafo, a ser lançado também amanhã, pela editora Bazar do Tempo, foi Adriana quem descobriu os registros amadores de Sampaio na Sociedade Petropolitana de Fotografia (Sopef), em Petrópolis.

De 1983 a 1999, o acervo de mais de 3 mil negativos de vidro com imagens que ele fez ao longo de 40 anos ficou depositado na Sopef, intocado, até Adriana ver neles a chance de desvendar mais um elo da história da fotografia no Brasil. A curadora acabou levando 130 dessas imagens ao olhar do público ao organizar a exposição que chega agora ao Rio, depois de passar por São Paulo, no ano passado, onde foi vista por cerca de 70 mil pessoas, no Instituto Tomie Ohtake.

Ao investigar a origem do acervo, Adriana conheceu Eduardo Soares de Sampaio Filho, neto do fotógrafo e responsável por levar os negativos à Sopef no início dos anos 1980. Durante quase cem anos, esse material havia ficado sob os cuidados de sua família, assim como cartas, livros, pinturas, objetos pessoais, cartões-postais, filmes em 16 mm e um laboratório fotográfico completo. Ao se aprofundar na pesquisa sobre Sampaio, a pesquisadora entrou em contato com o restante do acervo e pôde estabelecer relações entre os materiais e as imagens.

Eduardo não desenvolveu a mesma paixão para a fotografia de seu avô ? que seu pai, também Eduardo, herdaria. Mas cultivou carinho pela produção de ambos:

? Na minha infância, observava (meio escondido) meu pai, o Dudu, encavernado no escuro laboratório iluminado por lâmpadas vermelhas, manuseando potes de vidro cheios de produtos químicos e objetos esquisitos, revelando, fixando e finalmente colocando uma foto e um negativo de vidro a escorrer e secar. Acredito que Dudu se deslumbrou da mesma forma com seu pai. Quando meu pai partiu, me comprometi a preservar com carinho o acervo do vô Alberto, matutando que seria interessantíssimo um estudo apresentado ?às modas? daquele tempo.

Sampaio não viveu para ver a ascensão dos smartphones e da rapidez cada vez maior dos registros fotográficos. Mas contribuiu muito para isso tudo ao registrar, numa primeira fase, cenas familiares e, depois, as transformações pelas quais o Rio de Janeiro passou na virada do século XIX para o XX.

Adriana explica que, antes de cada registro, Sampaio passava muito tempo estudando o ambiente, a incidência da luz e a posição dos ?modelos?. A pesquisadora diz que câmeras eram raras e caras, assim como os negativos de vidro usados para registrar as imagens:

? Naquele ?Pic-nic?, Alberto vai ao bairro da Gávea com seus amigos e carrega grandes volumes: além da câmera e do tripé em madeira, havia uma caixa em couro onde os negativos ficavam acondicionados individualmente dentro de um magazine especial (nessa maleta cabiam até doze negativos). Ele prepara a imagem e alguém fez o clique. Fazia assim em alguns casos. É dele porque tem a característica das fotos que ele fazia. Era o diretor da cena, mas alguém disparou o obturador. É o criador do quadro, que faz a montagem das pessoas segundo um desenho. Até mesmo o galho compõe com o banco onde os outros estão sentados.

O período em que ele atuou como fotógrafo amador cobre mudanças tecnológicas e transformações no cenário urbano do Rio, especialmente durante a gestão do prefeito Pereira Passos (1902-1906). Com o advento de máquinas portáteis e dos negativos de nitrato, a atividade fotográfica ficava muito mais fácil. Em 15 de novembro de 1905, ele usou uma recém-lançada câmera Kodak para registrar a inauguração da Avenida Central, rebatizada depois como Avenida Rio Branco. Da janela de um edifício próximo, ele fez uma fotografia que registrava a passagem de uma carruagem que poderia estar ocupada pelo então presidente da República, Rodrigues Alves.

Foi com esses equipamentos mais leves que Sampaio fez suas primeiras séries no Rio, embora tenha voltado às máquinas antigas nas décadas seguintes. Ele usava um mapa da cidade para acompanhar a evolução das mudanças, onde riscava a lápis e pintava em cor azul as regiões que seriam demolidas, os aterros e, em destaque, a maior das obras, a abertura da Avenida Central. Dessa forma, acompanhou a construção do Palácio Monroe, a demolição do Morro do Castelo e outras transformações nas orlas. Um registro histórico que nasceu como hobby.