Variedades

Fotografia: a forma mais antiga de comunicação

Desenhar um cenário, uma pessoa, um acontecimento, enfim, o mundo… a comunicação por meio de imagem vem desde a pré-história, com as pinturas rupestres. Ela passou por várias e várias evoluções até chegar ao meio digital e ao alcance de todas as pessoas, de bebês a velhinhos. Mas desde sempre há fotografia e “A fotografia”!

“Tento entender a fotografia de uma forma diferente” (Vandré Dubiela)

No mundo jornalístico, então, a imagem vale mais que mil palavras. Às vezes até mais que todas as palavras. E, em homenagem aos repórteres fotográficos que enriquecem diariamente as páginas dos jornais O Paraná e Hoje News, prestamos uma justa homenagem aos nossos colaboradores, Aílton Santos, Fábio Donegá e Vandré Dubiela, e abrimos um espaço para outros fotógrafos que sempre nos dispõem de imagens. A escolha foi feita por eles mesmos.

“A fotografia é um momento de fazer a arte, onde expresso meus sentimentos” (Aílton Santos)

Dia Mundial da Fotografia

O dia 19 de agosto foi escolhido para se comemorar, mundialmente, a fotografia. A data foi instituída em 1839, durante um encontro realizado no Instituto da França, em Paris, com a presença de membros da Academia de Ciências e da Academia de Belas-Artes.

As ilustrações fotográficas serviram de complemento para matérias, estudos e celebrações sociais.

Curiosidades

*Evolução – Desde o desenvolvimento da técnica elaborada por Joseph Nicèphore Niépce (1765-1833) e Louis Jacques Mandé Daguerre (1787-1851), a fotografia passou por muitas alterações.

*Chegada ao Brasil – Cerca de quatro meses depois do anúncio da primeira fotografia na França, foi publicado no Jornal do Commercio, de 1º de maio de 1839, sob o título “Miscellanea”, a primeira fotografia, que inicialmente era feita por uma máquina chamada de daguerreótipo.

O carinho é uma marca presente em quase todas as fotografias do jovem talento Julio Szymanski