Cotidiano

Foto do assassinato de embaixador russo leva prêmio do World Press Photo

64867730_Mevlut Mert Altintas shouts after shooting Andrei Karlov right the Russian ambassador to Tu.jpg

RIO ? Um fotógrafo da agência Associated Press ganhou nesta segunda-feira o prêmio do World Press Photo 2017 por ter capturado no ano passado uma impressionante imagem do assassinato de um embaixador russo na Turquia. Em dezembro, um policial armado e fora de serviço abriu fogo em uma galeria de arte e matou o diplomata Andrei Karlov durante a abertura de uma exposição de fotos em Ancara. E o episódio foi registrado por Burhan Ozbilici, que teve a frieza necessária para sacar a câmera em um momento de alta tensão.

Na fotografia vencedora, o assassino Mevlut Mert Altintas aparece vestido de terno e gravata de pé, em uma postura altamente intimidadora e desafiadora. Na mão direita, leva uma pistola que aponta para o chão. Enquanto isso, a mão esquerda está levantada, com o dedo para cima. Ao seu lado, está o corpo de Karlov já deitado no chão após ter sido baleado.

A foto faz parte de uma série intitulada “Um assassinato na Turquia”, que também foi premiada na categoria de notícias. As fotografias foram tiradas antes e depois do crime acontecer em Ancara.

O presidente da comissão julgadora, Stuart Franklin, qualificou a imagem de Ozbilici como uma fotografia incrivelmente impactante.