Cotidiano

Foto de Skittles em tweet de Trump Jr. foi tirada por refugiado

CswRrhoW8AEo4Xy.jpg

LONDRES ? Em outra circunstância, o fotógrafo David Kittos, de 48 anos, poderia ter ficado animado em ver uma de suas fotos no noticiário internacional. No entanto, quando descobriu que seu registro de um pote de balas Skittles foi usado por Donald Trump Jr. para comparar migrantes sírios a balas envenenadas, ele se manifestou contra o tweet por um simples motivo: ele é refugiado.

? Isso não foi feito com a minha permissão. Eu não apoio as suas políticas e nunca aceitaria o seu dinheiro para que ele usasse a foto ? disse Kittos à rede BBC, referindo-se ao filho do candidato à presidência dos Estados Unidos. ? Em 1974, quando eu tinha seis anos de idade, fui um refugiado da ocupação do Chipre pela Turquia. Então, eu nunca aprovaria o uso dessa imagem contra refugiados.

Cidadão britânico e morador de Guildford, Kittos tirou a foto em seu estúdio caseiro, e a postou na sua conta no álbum online Flickr em janeiro de 2010.

? Eu estava só experimentando algo chamado de ?flash off camera?. Isso foi há seis anos, quando não havia refugiados sírios. Nunca houve a intenção de espalhar uma mensagem política. Nunca coloquei a imagem à venda.

A história pessoal de Kittos o deixou ainda mais revoltado com o tweet, apesar de não ter decidido se tomará medidas legais contra Trump Jr.

? Nós tivemos que deixar tudo para trás do dia para a noite. Nossa propriedade e nossos pertences ? conta o fotógrafo. ? Eu gostaria que a campanha de Trump deletasse a imagem, mas eles provavelmente não estão interessados no que eu tenho a dizer. Eu estava pensando em envolver advogados (na história), mas não sei se tenho paciência.

Com a hashtag da campanha do pai, ?#trump2016?, o filho do republicano usou o Twitter nessa segunda-feira para difundir a imagem de uma tigela branca repleta com as populares e coloridas balas Skittles. Acima da foto, está escrito: ?Se eu tivesse uma tigela de Skittles e dissesse que apenas três delas poderiam te matar. Você pegaria um punhado delas? Este é nosso problema com os refugiados sírios?.

? Isso não é uma questão de dinheiro para mim. Eles poderiam ter comprado uma foto barata de um servidor de imagens. Isso é pura ganância deles. Eu não acho que eles ligam para os meus sentimentos. Eles não deveriam estar roubando uma imagem, e ponto final ? finalizou Kittos.