Cotidiano

Foto de bebê da etnia Rohingya morto na fuga de Mianmar provoca comoção mundial

baby.jpg

RIO ? A imagem de um bebê morto na beira de um rio de Mianmar provoca comoção internacional nesta quinta-feira. O menino, identificado como Mohammed Shohayet, de 16 meses, faleceu em um naufrágio enquanto sua família tentava fugir a Bangladesh ? para escapar da perseguição à sua etnia, Rohingya. Na foto, ele aparece caído na fronteira dos dois países.

Na fuga, viajavam seus pais, seu irmão de três anos e o seu tio. Apenas o seu pai sobreviveu depois que a embarcação naufragou.

A etnia muçulmana Rohingya é uma das minorias mais perseguidas do mundo. O governo birmanês considera que os membros desta etnia são imigrantes ilegais.

Desde outubro, 50 mil muçulmanos rohingyas fugiram de Mianmar para escapar do Exército birmanês. No entanto, na chegada a Bangladesh, eles relatam uma série de abusos, que incluem assassinatos, tortura e estupros coletivos.

A história faz lembrar a triste história do menino sírio Aylan Kurdi, cujo corpo foi encontrado numa praia turca após ter se afogado em uma perigosa travessia marítima em 2015. A sua imagem se tornou um símbolo do drama provocado pela crise migratória. Ou o caso de Omran Daqneesh, de apenas 5 anos, filmado no ano passadonuma ambulância quando uma explosão atingiu sua casa em Aleppo, na Síria. Resgatado com ferimentos na cabeça, foi hospitalizado e sobreviveu. Seu irmão, no entanto, não teve a mesma sorte e morreu pouco depois.

Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em setembro do ano passado, uma em cada 200 crianças no mundo era refugiada. Os menores representam, inclusive, uma parte desproporcional e crescente dos refugiados. Na África, por exemplo, dos 5,4 milhões de refugiados, aproximadamente três milhões são crianças. Já a Europa abriga 5,4 milhões de menores refugiados.20150902101501708ap.jpg