Cotidiano

Fóssil de mastodonte é descoberto sob o metrô de Los Angeles

FossilSkull1.jpg

RIO ? Partes de antigos parentes dos elefantes foram descobertos no fim do mês passado durante as obras de expansão do metrô de Los Angeles, na Califórnia. De acordo com o The Source, blog oficial do sistema de transportes do condado, foram encontrados um fragmento da presa e dentes de um mastodonte adulto e parte do crânio, ainda com as presas, de um animal mais jovem que ainda não foi identificado como sendo mamute ou mastodonte.

Os restos dos dois animais foram encontrados no mesmo local, onde está sendo construída a estação de Wilshire/La Brea, na linha roxa da extensão do metrô, a cerca de cinco metros abaixo do nível da rua.

Mamutes e mastodontes são parentes distantes dos elefantes. Os mamutes que viveram na Califórnia eram um pouco maiores que os mastodontes. Uma das formas para distinguir os dois animais é com a análise dos dentes. Os mamutes têm os dentes lisos, para mascar ervas resistentes, enquanto os mastodontes possuem dentes com coroas, pois se alimentavam de árvores, com folhas e frutas.

As duas espécies foram extintas na América do Norte há pelo menos 10 mil anos, durante a grande extinção provocada pelo fim da última era do gelo. Os fragmentos foram protegidos para serem removidos com segurança e transportados para um laboratório para análises que determinarão se o crânio pertenceu a um mamute ou mastodonte. Depois, as peças serão encaminhadas para o Museu de História Natural de Los Angeles.