Esportes

Fossati critica futebol brasileiro: ?Nada a ver com jogo bonito?

Uruguaio afirmou que brasileiros precisam estar mais atentos para o que os outros estão fazendo

Porto Alegre – Técnico do Internacional em 2010, quando comandou o time até às quartas de semifinal da Copa Libertadores, conquistada pelos gaúchos sob o comando de Celso Roth, que o substituiu, o uruguaio Jorge Fossati, atualmente no Al-Rayyan, do Qatar, fez duras críticas ao futebol brasileiro.

Para o treinador, de 62 anos, os profissionais brasileiros olham muito para a própria realidade, indo na contramão da realidade atual do mundo globalizado. Além disso, na opinião dele, o brasileiro, inclusive os treinadores de futebol, não tem correspondido à fama que tem pelo futebol de alta qualidade.

“O futebol brasileiro dos últimos 20, 30 anos, tem mudado bastante e não tem nada a ver com aquela famosa frase de jogo bonito, você falava em futebol brasileiro você falava em jogo bonito e não, tem treinadores que não tem nada a ver com jogo bonito, então ficaram presos de algumas frases e acho que deveriam se abrir para escutar outras”, disse Fossati.

Antes de ser treinador, Fosati foi jogador e atuou no Brasil por Avaí e Coritiba. O técnico afirma discordar das opiniões de que seja difícil um treinador estrangeiro ter sucesso no Brasil, opinião, por exemplo, de Muricy Ramalho, ex-técnico de São Paulo e Internacional.

“Logicamente, eu respeito a opinião de todo mundo, e como não respeitar um treinador com a carreira que tem o Muricy, mas eu não concordo, porque perguntaria primeiro: e quando o treinador brasileiro vai trabalhar fora do Brasil? Ele não tem que se adaptar? Eu conheci um monte de brasileiros aqui no Catar, e quem eles conheciam? Nasceram no Catar? Então não é questão de nacionalidade, é questão de qualidade”, afirmou o uruguaio.

(Com informações do Lance!)