Cotidiano

Fosfoetanolamina: vereadores buscam trazer pesquisa para Cascavel

Substância tem sido apontada como uma alternativa aos tratamentos de câncer

Cascavel – O vereador João Paulo se pronunciou na sessão desta segunda-feira (19) a respeito das últimas tratativas realizadas entre os pesquisadores da fosfoetanolamina e o grupo Assis Gurgacz para que a FAG possa desenvolver as pesquisas experimentais e distribuir a substância através de medida liminar aos pacientes e famílias interessados.

Segundo João Paulo, a fosfoetanolamina sintética tem sido apontada como uma possível alternativa aos tratamentos convencionais do câncer. A pesquisa foi realizada pelo bioquímico Gilberto Orivaldo Chierice, professor aposentado da USP, há mais de 20 anos.

Apesar de a pesquisa ter sido feita apenas em caráter experimental e não possuir registro como medicamento, a fosfoetanolamina tem sido distribuída a pacientes através de liminar judicial. Nas redes sociais, um grande número de relatos de pacientes e familiares sustentam a sua eficácia.

Na última semana, João Paulo viajou à Bauru acompanhado do presidente da Câmara, Gugu Bueno e do empresário Assis Gurgacz. O intuito da visita era conversar com os pesquisadores envolvidos e avaliar a possibilidade da instituição paranaense desenvolver as pesquisas em seus laboratórios. O projeto recebeu apoio do deputado estadual gaúcho Marlon Santos, que já demonstrou  publicamente ser favorável à pesquisa.

Na próxima quarta-feira (21), Marlon Santos estará na FAG e na quinta-feira, acompanhará o vereador João Paulo e a direção da FAG, até Araraquara para discutir com os pesquisadores a continuação das pesquisas experimentais em Cascavel.

(Com informações de assessoria)