Cotidiano

Fórum Paraná Turístico 2026 acontece a partir desta quarta-feira

Com o tema Retomada do Turismo: Inspirações para o novo normal, o Fórum será virtual e transmitido pelo canal do Youtube da Paraná Turismo

 Foto: José Fernando Ogura/ANPr
Foto: José Fernando Ogura/ANPr

A edição de 2020 do Fórum Paraná Turístico 2026 acontece a partir desta quarta-feira (11), das 9h às 11h30. Com a temática da “Retomada do Turismo: Inspirações para o novo normal”, o Fórum desse ano será totalmente virtual e transmitido pelo canal do Youtube da Paraná Turismo.

O Fórum foi criado em 2016, juntamente com o lançamento do Masterplan Paraná Turístico 2026: Pacto para um Destino Inteligente, que tem como objetivo principal o planejamento do turismo no Paraná até o ano de 2026. A perspectiva é do desenvolvimento do Turismo no Paraná no horizonte 2016-2026 orientado por três eixos estratégicos de ação – Governança e Sustentabilidade, Qualidade e Competitividade, Marketing e Inovação – definidos com base na Política Estadual de Turismo e na análise de diversos documentos relacionados ao tema.

Atualmente, o Masterplan Paraná Turístico 2026 encontra-se na fase de monitoramento das ações realizadas entre 2017 e 2019, para que seja possível saber se as ações nele previstas estão surtindo os resultados esperados ou se é necessário ir por outro caminho. Diante disso, o Fórum é uma das principais ferramentas para que esse monitoramento seja desenvolvido.

Além da programação de palestras, o evento terá a apresentação de quatro cases de sucesso de Instâncias de Governança Regional (IGR’s) do Paraná e também para apresentação dos resultados do monitoramento do período 2017-2019 do Masterplan.

MUDANÇAS – De acordo com a assessora técnica da Paraná Turismo, Priscila Cazarin Braga, que apresentará os resultados do monitoramento, o ano de 2020 traz profundas mudanças para o planejamento e operacionalização do turismo como um todo. “Vamos precisar de muita criatividade na adversidade para superar esse ano tão difícil. Pensando nisso, a edição 2020 do Fórum Paraná Turístico 2026 traz uma proposta de inovação nas perspectivas sobre a gestão e operacionalização do turismo”, disse.

MONITORAMENTO – Ainda de acordo com Priscila, a apresentação do monitoramento do período 2017-2019 servirá para entender em quais ações e macroações houve avanço e se as tendências estão se confirmando ou não. “Busca-se entender de que maneira que a partir desse novo momento podemos confiar e nos inspirar nessas tendências e ações propostas do Paraná Turístico para lidar com as adversidades que nos foram impostas”.

ABERTO – O Fórum Paraná Turístico 2026 – Edição 2020 tem sua programação dividida em dois dias e é aberto a todo o trade turístico, estudantes e interessados no turismo de forma geral. A transmissão do primeiro dia acontece das 9h às 11h30 dessa quarta-feira (11), na quinta-feira (12) a transmissão também ocorre no mesmo horário.

Para participar do evento no dia 11/11 basta acessar o link youtu.be/3E_7mEUxDn8. Para participar no dia 12/11 o link é youtu.be/5EfphT2xV8o.