Cotidiano

Fórum Eleitoral faz novo plantão para recadastramento neste sábado

Atendimento começou às 9h e seguirá até as 17h

Cascavel – Diante da experiência bem sucedida do último sábado (21), quando 504 eleitores foram atendidos em quatro horas, o Fórum Eleitoral de Cascavel programou um novo plantão de atendimento neste sábado (28) para acelerar o processo de recadastramento biométrico. Desta feita, no entanto, o horário será ainda mais estendido, com o atendimento começando às 9h e indo até as 17h.

“As pessoas que ainda não fizeram a biometria devem aproveitar mais essa oportunidade e comparecer ao Fórum. Além disso, este pode ser o último sábado aberto porque não temos nenhuma outra programação fora do expediente normal, que é de segunda a sexta-feira”, alerta a chefe de Cartório Rubiane Kreuz.

Segundo ela, a expectativa é atender aproximadamente mil eleitores.

O processo de biometria na Comarca foi iniciado há seis meses e até ontem menos de 160 mil eleitores haviam comparecido ao Fórum. Esse número é aparentemente expressivo, mas está bem aquém da expectativa inicial. Vale lembrar que na última eleição 204 mil cascavelenses estavam aptos a votar e que nesse total também estão incluídos os eleitores de Santa Tereza e Lindoeste.

O presidente do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), desembargador Jucemar Novochadlo, já esteve duas vezes em Cascavel envidando esforços para acelerar o processo de biometria, que foi prorrogado uma vez. O prazo foi estendido até 29 de janeiro e, segundo ele, não haverá novo adiamento.

Atendimento rápido

O Fórum de Cascavel dispõe de 52 guichês de atendimento, o que tem dado celeridade à biometria, que demora apenas alguns minutos. O eleitor que quiser, no entanto, poderá fazer o agendamento pelo site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e diminuir ainda mais o seu tempo de espera. Vale lembrar que é necessário levar a Carteira de Identidade, o Título de Eleitor e um comprovante de residência atualizado.