Política

Fórum do TCE em Cascavel

O TCE (Tribunal de Contas do Estado do Paraná) programou para o dia 31 deste mês o 3º Fórum de Controle Social. O evento é promovido pela Escola de Gestão Pública e será realizado na sede da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma presencial ou online. O principal foco do evento é formar uma rede de controle dos gastos públicos.

Os temas abordados no fórum serão a fiscalização do orçamento, a fiscalização de novos contratos, a de convênios e também a de gestão pessoal nos órgãos públicos. Integrantes de observatórios sociais, conselheiros municipais e estaduais, estudantes e quem tiver interesse podem participar.

As entidades que atuam no controle social reúnem pessoas com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão, em favor da transparência e da qualidade da aplicação do dinheiro público. Qualquer cidadão pode integrar os observatórios sociais e os conselhos municipais e estaduais. Essas entidades auxiliam o monitoramento dos recursos e promovem a interação social nas políticas públicas.

Próximas edições

Até o final do ano, o Fórum de Controle Social será realizado nas cinco maiores cidades do Paraná. Já ocorreu em Londrina (29 de agosto) e Ponta Grossa (19 de setembro). Depois de Cascavel, o encontro será realizado em Maringá (29 de novembro) e Curitiba (8 de dezembro).