Cotidiano

Fortes de Salvador agora exibem obras de Carybé e Pierre Verger

2016 910085592-externa - forte santa maria (espaço pierre verger) foto aninh.jpgRIO – Os fortes da orla da Barra, em Salvador, agora abrigam exposições permanentes de dois artistas muito ligados à Bahia. O São Diogo ganhou o Espaço Carybé de Artes, com exposição interativa com a vibrante e colorida obra do artista plástico. Já o Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana, que destaca o trabalho do fotógrafo francês, está no forte Santa Maria. À noite, imagens do acervo são projetadas nas fachadas das construções históricas.

BV Salvador

O Espaço Carybé de Artes usa a tecnologia para exibir imagens criadas por Carybé. A obra deste argentino naturalizado baiano é apresentada ao público com recursos de mídia digital e realidade virtual. Um conjunto de nove projetores colorem o espaço com desenhos que surgem e desaparecem nas paredes internas do Forte São Diogo. Um dispositivo de realidade virtual permite que visitantes controlem personagens do artista, modelados em 3D, com seus próprios movimentos.

Já o Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana tem uma abordagem mais tradicional para expor os registros captados pelo etnólogo francês. A mostra permanente está dividida em seis eixos principais: Retratos (as primeiras fotografias feitas na Bahia, retratos de personalidades importantes), Paisagens Urbanas (registros de de ruas, bairros e marcos da cidade), Cultos Afro-Brasileiros (flagrantes de momentos cerimoniais), Interior da Bahia (projeção de imagens editadas e musicadas), Cenas do Cotidiano (fotos de capoeira, carnaval e festas populares), e Fotografia Contemporânea (ensaios de outros fotógrafos).

A visitação acontece de quarta a segunda, das 11h às 19h, e custa R$ 20 (um só ingresso para ambos).