Cotidiano

Fort Lauderdale oferece opções de lazer e proximidade com a natureza

_MG_2600.JPG

FORT LAUDERDALE – Para os americanos, Fort Lauderdale ainda é um local famoso como destino para os spring breakers ? jovens que tiram uma semana durante a primavera para farrear em algum ponto nos Estados Unidos. Mas a cidade, que fica a menos de uma hora de Miami, cresce e tem se renovado, buscando atrair um público que procura opções refinadas de diversão, gastronomia e contato com a natureza, sem a agitação exagerada da vizinha famosa.

BV-Florida

Com 40km de litoral, é natural que uma de suas principais atrações seja o mar. São muitas opções, mas a praia mais popular da cidade é a Fort Lauderdale Beach, de água azul e tranquila. É lá onde estão instaladas as principais cadeias de hotéis e muitos estabelecimentos comerciais da cidade. O longo calçadão da praia de Fort Lauderdale atrai esportistas, pela extensão e a excelente conservação, com sinalização em toda a via. Vale a pena alugar uma bike (ou Segway, popular por lá) em uma das dezenas de lojas que se espalham pela área e explorá-lo.

Se, por um lado, o passeio percorre um cenário de águas azuis e tranquilas, por outro, shopping centers e lojas se espalham pela orla. Vale lembrar que a 15 minutos de Fort Lauderdale, em Sunrise, o shopping Sawgrass Mills, faz a alegria dos consumidores brasileiros, ávidos pelas ofertas desse famoso outlet ? o maior nos Estados Unidos. Nada muito romântico, mas bastante prático, principalmente para quem viaja em grupo ou com a família e se hospeda ali perto (há boas opções na cidade, principalmente apart-hotéis).

Mas não hesite em entrar no mar: a água é morna e é possível alugar equipamentos para mergulho e outras atividades nos estabelecimentos da orla. Ou contratar um passeio de barco. A Sea Experience oferece aulas de mergulho e passeios pelos canais da região. Um dos mais populares destaca as mansões ?hollywoodianas? da cidade. E toda a prosperidade de Fort Lauderdale.

Praias, natureza e bares de cervejas artesanais

A praia de Fort Lauderdale é um dos melhores lugares da cidade para atividades diurnas perto do mar, mas ela não se resume apenas a isso. As opções noturnas pela orla são muitas, principalmente nos bares dos hotéis, que se abrem para animadas happy hours. Vale experimentar o cardápio de frutos do mar e petiscos do restaurante The Beauty and The Beast, do Atlantic Resort, e os drinks do Aruba Café.

2016 915327947-curing salumi .jpg_20160610.jpgAlém do extenso litoral, a cidade também tem cerca de 264 quilômetros de hidrovias navegáveis, distribuídas por seus canais. Todo esse acesso marítimo faz com que Fort Lauderdale receba mais de 3,5 milhões de pessoas por ano, que descem em navios de cruzeiros que atracam no porto de Everglades, um dos que mais atraem embarcações em todo o planeta.

Com isso, uma boa (e econômica) ideia para os turistas é usar um dos meios de transporte mais populares de lá, o Water Taxi. A embarcação funciona bem tanto como forma de se locomover pela cidade, como também para fazer um percurso turístico, mostrando os bairros, o porto e suas ruas pacatas.

Chope na mesa em las olas

Com o veículo aquático é possível chegar também a Las Olas, a menina dos olhos da cidade. No bairro, se concentram os melhores restaurantes, bares, e casas noturnas, que ficam espalhadas em ruas pequenas e charmosas, ao redor dos canais que cortam a cidade.

Uma das opções para o estômago é o Louie Bossi, restaurante italiano que produz seus próprios queijos e salames. Vale pedir a tábua com uma seleção de embutidos (a sua escolha) antes de provar uma das pizzas (também artesanais). À noite, o Yolo fica cheio. Tem música e gente animada, mas nada que vá ferir os tímpanos de quem prefere só ficar conversando na agradável área externa.

Em frente fica o The Royal Pig, pub onde se pode experimentar a recomendada LauderAle, uma das cervejas locais. O American Social é outro bar cervejeiro, com ideia original: um sistema de torneiras de chope leva quatro rótulos de cervejas a cada mesa. O sistema registra automaticamente a quantidade de chope consumida por mesa. Se for pelo sabor, vale a pena ficar de olho na conta: serão muitos copos. Para quem já conhece, vale voltar: a casa renova regularmente o cardápio das torneiras.

Lazer em meio à natureza

Uma das vantagens de ainda não ser tão grande quanto Miami é a proximidade que Fort Lauderdale mantém com o verde. Para quem visita a cidade e quer ficar perto da natureza ? mas sem abandonar a infraestrutura americana ? deve visitar o Hugh Taylor Birch State Park, que fica pertinho da praia de Fort Lauderdale. Lá dentro, há trilhas curtas e fáceis para qualquer idade. O local também oferece diversas atividades para crianças.

2016 915330912-yolo.jpg_20160610.jpg

Um pouco mais longe, mas nem tanto: o John U. Lloyd Beach State Park fica a apenas vinte minutos de carro. É lá onde fica a Dania Beach, praia calma, de águas azuis e extensa faixa de areia branca. É preciso pagar U$ 6 para entrada, por veículo, mas vale a pena. O local abre às 7h e fecha logo após o pôr do sol que, no verão, é por volta das 20h (entre junho e setembro) e no inverno, às 18h (de dezembro a março).

Há infraestrutura de vestiários e restaurante, aluguel de equipamentos para mergulho, trilhas e passeios de barco ou canoa pelo azul do Oceano Atlântico.

SERVIÇO

Onde ficar

The Atlantic. Apart-hotel, diárias a U$ 215 (4 pessoas).theatlantichotelfl.com

Bahia Mar. Apart-hotel, diárias a U$ 180 (até 4 pessoas). bahiamar.com

The Westin. Diárias a US$ 110. westinfortlauderdalehotel.com

Carolina Mazzi viajou a convite de Visit Florida e Visit Fort Lauderdale