Esportes

Fórmula-1 de cara nova: grupo tira Ecclestone do poder e quer corrida de rua nos EUA

64516267_FILES This file photo taken on October 22 2016 shows Chase Carey Chairman of Formula On.jpg

A Fórmula-1 promete ganhar cara nova sob o comando do grupo norte-americano Liberty Media, que está concluindo a compra dos direitos da categoria a partir de 2017. O americano Chase Carey, que retirou Bernie Ecclestone do posto de chefão da modalidade, afirmou nesta terça-feira, em entrevista à agência de notícias “Associated Press”, que pretende introduzir uma corrida de rua nos EUA no calendário.

Fórmula-1 – 24.01

Ecclestone, que estava há quatro décadas como diretor-executivo da modalidade, confirmou ainda na noite de segunda-feira que fora demitido pelos novos proprietários do Fórmula-1. Seu substituto como diretor-executivo do Formula One Group não é exatamente uma cara “nova”: será Ross Brawn, que teve passagens por equipes como Ferrari, Honda e Mercedes, além da Brawn GP, equipe da qual era acionista.

Novidade mesmo é o papel de Chase Carey, agora todo-poderoso na Fórmula-1, conhecido anteriormente por ser vice-presidente do conglomerado audiovisual 21st Century Fox. Hoje com 62 anos, ele atuou no lançamento dos canais Fox News e Fox Sports nos EUA, ainda na década de 1980. Por enquanto, ele ainda não deu detalhes de onde seria a corrida de rua nos EUA, nem quando a novidade poderia entrar no calendário.

Quando anunciou que havia sido demitido, Ecclestone chegou a dizer que sua função seria assumida por Chase Carey — na verdade, Ross Brawn será o “CEO” ou diretor-executivo da Fórmula-1, enquanto Carey é o presidente do grupo. A referência feita pelo antigo manda-chuva da modalidade, no entanto, mostra que o peso dos novos nomes na linha de comando deve ser maior do que figurinhas conhecidas como Brawn.

– Fui demitido, apenas vou embora. Eu não comando mais a companhia. Minha posição foi assumida por Chase Carey – disse Ecclestone, na segunda-feira, à revista alemã “Automotor und Sport”.

64519316_FILES This file photo taken on June 18 2016 shows Formula 1 boss Bernie Ecclestone walk.jpg