Cotidiano

Formigueiros gigantes

As montanhas de terra que dificultam a passagem de pedestres pela calçada em regiões distintas de Cascavel não surgiram ao acaso. Com o passar do tempo, aumentou a presença de formigas saúvas e junto com elas, os espaços para a moradia.

Formigueiros gigantes foram flagrados na Rua São Paulo, na área central, e na Rua Vitória entre a Avenida Assunção e a Rua Paraguai, no Bairro Alto Alegre em Cascavel, mas há diversos outros pontos da cidade comprometidos. A quantidade de terra que é visível ocorre por conta dos buracos provocados por milhares de saúvas.

A presença delas não é bem vista por moradores e principalmente aqueles que estudam e se preocupam com o meio ambiente. “Elas estão infestando a cidade e se não houver controle podem nos prejudicar ainda mais. Cada rainha põe 5 mil ovos por dia e por isso, se espalham com facilidade”, comenta o ambientalista João Becker.

Ele orienta o poder público para que as secretarias competentes possam auxiliar nesse problema. “É preciso aplicar uma espécie de remédio para matar a rainha e evitar que se espalhem e destruam as plantas”.

Prejuízos agrícolas

As saúvas traziam mais preocupações às áreas rurais, devido aos prejuízos na agricultura, mas nos últimos tempos também passaram a interferir no meio urbano.

“Enquanto ambientalistas precisamos estar atentos a essas mudanças, principalmente aos atos da população que desequilibram o meio ambiente”, destaca Becker.

A Secretaria de Meio Ambiente tem ciência da situação e os locais citados já estavam no cronograma para a aplicação de veneno e posterior limpeza.

“A equipe segue um cronograma de limpeza, mas a população pode informar situações dessa natureza, pelo telefone 156 ou diretamente na Secretaria, no telefone 3223-6635”, orienta.

Definição

Saúva é designação comum às formigas, especialmente as do gênero Atta, da família dos formicídeos e abrange cerca de duzentas espécies. Elas cortam pedaços de folhas, que carregam para os ninhos a fim de criar os fungos que constituem o seu alimento exclusivo. No Brasil, são uma das mais preocupantes pragas agrícolas, mas na área urbana elas têm infestado jardins, gramíneas, viveiros de mudas e áreas de reflorestamento.