Cotidiano

Ford convoca recall de mais 816 mil veículos por causa de airbags da Takata

2016 879613854-20160111_091356.jpg_20160111.jpgRIO ? A montadora americana Ford anunciou, nesta quinta-feira, que ampliou em todo o país e fora dos Estados Unidos o recall de veículos equipados com airbags fabricante japonesa Takata. O grupo automotor vai fazer a revisão de outros 816 mil veículos, cedendo assim a ordem da Agência de Segurança de Tráfego dos Estados Unidos (NHTSA), solicitou que todos os principais fabricantes afetados pelo defeito da peça fabricada pela Takata estendessem e acelerasse a revisão dos veículos afetados. Modelos da marca Ford (Mustang, GT, Fusión, Edge e Ranger) e Lincoln estão afetados. Procurada, a Ford do Brasil ainda não informou se há unidades no país incluídas na nova campanha de segurança.

takata 2610

De acordo com o comunicado da Ford, aproximadamente 654.695 veículos devem voltar às concessionárias nos Estados Unidos e Canadá, que realizarão os reparos gratuitamente. A medida visa a reparar ou substituir os airbags instalados diante do assento dianteiro do passageiro. Desde o princípio das campanhas de recall relaccionadas com os airbags da Takata, a Ford fez voltas às oficinas os veículos equipados com airbags defeituosos do lado do motorista.

A Takata, que controla 20% do mercado mundial de cintos de segurança e airbags para a indústria automobilística, se viu envolvida há mais de dois anos num escândalo com airbags que podem explodir. Pelo menos 15 pessoas morreram em todo o mundo devido a esses incidentes, sendo 11 nos Estados Unidos. A companhia afirma que não foi informada de nenhum caso de lesões devido ao problema.