Cotidiano

Forças-tarefas anunciam ações conjuntas em 2018c

Rio de Janeiro – Procuradores do MPF (Ministério Público Federal) ligados à Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba se reuniram ontem na cidade do Rio de Janeiro e anunciaram ações conjuntas em 2018. O procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato no Paraná, afirmou que “2018 é o ano da Batalha Final da Lava Jato” e que nenhum dos investigadores tem pretensão eleitoral.

Os procuradores divulgaram uma carta pedindo apoio da sociedade. O documento cita ataques de políticos para garantir a impunidade de corruptos e pede que os eleitores escolham, nas próximas eleições, "candidatos que apoiem efetivamente a agenda anticorrupção".

Outros temas que merecem a atenção dos eleitores, segundo os procuradores, são o foro privilegiado e a delação premiada, "um dos mais importantes instrumentos de investigação", conforme José Augusto Vagos.

Segundo eles, até agora a Lava Jato já recuperou R$ 700 milhões desviados.

Participaram do encontro as procuradoras Anamara Osório Silva e Thamea Danelon, de São Paulo; José Augusto Vagos e Eduardo El Hage, do Rio; e Deltan Dallagnol e Carlos Fernando dos Santos Lima, de Curitiba.