Cotidiano

Forças líbias atacam bastiões do EI

CAIRO ? Forças leais ao governo líbio reconhecido pelas Nações Unidas realizaram ofensivas contra dois importantes bastiões do Estado Islâmico (EI), e segundo fontes militares, recapturaram uma cidade das mãos dos extremistas. Tropas invadiram Bin Jawad, a 160 quilômetros de Sirta, principal reduto do EI no país, e liberaram a área nesta segunda-feira, numa operação que deixou cinco mortos e 16 feridos.

? Acredito que a presença do EI é limitada naquela região. Havia menos de dez veículos e o EI não é bom em confrontos, porque tem pouco poder de fogo ? afirmou Saad Abu-Sharada, um deputado local.

O brigadeiro-general Abdullah Nureldeen, do Exército Nacional Líbio, leal ao governo, afirmou que seus soldados vinham coletando informações na região, e confirmou a liberação da cidade.

Paralelamente, milicianos oriundos da cidade de Misrata, e ligados ao governo reconhecido iniciaram uma ofensiva contra Sirta.

Desde 2014, a Líbia está dividida como dois Parlamentos e governos apoiados por agrupamentos de milícias e tribos. O governo do Leste, com sede em Tobruk, foi formado após as últimas eleições parlamentares, mas o governo islamista em Trípoli se recusou a ceder o poder, mesmo após um acordo político mediado pelas Nações Unidas .

O EI soube explorar a turbulência, conquistando território e levando preocupações à Europa com a possibilidade de manter um bastião solidificado nas proximidades do continente.