Cotidiano

Forças iraquianas retomam complexo do governo no centro de Falluja

BAGDÁ — As forças iraquianas entraram nesta sexta-feira no centro da cidade de Fallujah e retomaram o controle do complexo governamental do grupo extremista Estado Islâmico (EI), informaram comandantes militares.

Depois de vários dias de combate, as Forças de Elite de Contra o Terrorismo (CTS) e outras unidades iraquianas conseguiram entrar no centro deste importante reduto extremista a 50 km de Bagdá. Antes haviam cercado a cidade e reconquistado algumas áreas do subúrbio.

— As unidades do CTS e as forças de intervenção rápida retomaram o complexo governamental no centro de Fallujah — afirmou à AFP o general Abdelwahab al-Saadi, comandante da operação militar.

Raed Shaker Jawdat, chefe da Polícia Federal, confirmou o avanço das forças iraquianas, uma etapa importante na ofensiva iniciada em 23 de maio para recuperar Fallujah, sob controle dos extremistas desde janeiro de 2014.

— A libertação do quartel-general, principal complexo governamental da cidade, simboliza o restabelecimento da autoridade do Estado — disse.

Os dois comandantes afirmaram que as forças iraquianas enfrentaram resistência, limitada, dos jihadistas em seu avanço para o centro da cidade.

O complexo reconquistado abriga o conselho local e as instalações das forças de segurança.