Cotidiano

Forças iraquianas reconquistam Nimrod, antiga capital assíria

nim.jpgMOSSUL ? As forças iraquianas reconquistaram a cidade antiga de Nimrod, um sítio arqueológico situado a 30 km ao sul de Mossul (norte), que o grupo Estado Islâmico (EI) destruiu parcialmente desde sua ofensiva relâmpago no Iraque, anunciou o Exército neste domingo.

“Unidades da 9ª divisão blindada libertaram completamente Nimrod e içaram a bandeira iraquiana nos prédios”, segundo o comando das operações em um comunicado que cita um alto comando militar.

Nimrod, uma cidade fundada no século XIII a.C, está situada nas margens do rio Tigre. A cidade foi ocupada por diversos povos entro o século VI a.C e o período helenístico, mas seu momento mais importante aconteceu sob o domínio assírio, quando o imperador assírio Assurnasirpal II fez de Nimrod a capital de seu império, em 879 a.C.

A cidade permaneceu como residência real e capital administrativa do império assírio até o reinado de Sargão II entre 721 e 705 a.C, embora Assaradão tenha reconstruído a maior parte da cidadela durante seu reinado entre 681 e 669 a.C.

Vários arqueólogos expressaram temores de que o Estado islâmico pudesse destruir outros locais históricos.