Cotidiano

Forças iraquianas recapturam 100 quilômetros quadrados de área em Mossul

MIDEAST-CRISIS_IRAQ-MOSULBAGDÁ ? As forças iraquianas já recapturaram pelo menos 100 quilômetros quadrados de área em Mossul, quatro dias após o início de uma grande operação militar para a retomada da cidade sob poder do Estado Islâmico (EI), segundo uma análise da CNN. O premier Haider al-Abadi afirmou nesta quinta-feira que a ofensiva avança mais rápido que o previsto.

? Estamos avançando mais rápido que o previsto e programado para Mossul ? disse Abadi em videoconferência em Bagdá, no início de uma reunião em Paris sobre o futuro da segunda maior cidade do Iraque.

Além do presidente francês, François Hollande, participam da reunião representantes de quase 20 países, incluindo Estados Unidos, Turquia e Irã.

O ministro francês das Relações Exteriores, Jean-Marc Ayrault, e o chanceler iraquiano, Ibrahim al-Jaafari, presidem as conversações.

O encontro acontece poucos dias antes de uma reunião, também em Paris, dos principais ministros da Defesa da coalizão internacional que luta contra o EI para abordar a batalha de Mossul.

As forças iraquianas iniciaram na segunda-feira uma ofensiva para reconquistar a cidade de Mossul, a segunda mais importante do país, controlada pelo EI desde junho de 2014.

FUGA EM MASSA

Famílias inteiras estão abandonando localidades no entorno de Mossul. Na quarta-feira, a ONU registrou o primeiro grande grupo de civis que deixou a cidade e cruzou a fronteira com a Síria, com cerca de mil pessoas

As Nações Unidas temem que mais de um milhão e meio de pessoas abandonem suas casas. Dezenas de crianças, mulheres e homens abandonaram o povoado de Mdaraj, sul de Mossul. Alguns a pé, outros de carro. Todos esperam que a polícia lhes devolvam seus documentos depois das fiscalizações.

? Nós fugimos às escondidas deles ? conta Abu Hussein, referindo-se aos combatentes do EI e de como passaram despercebidos na fumaça dos poços de petróleo.

O deslocamento da população começou no dia seguinte ao anúncio da operação de reconquista de Mossul, explica Qusay Kadhim Hamid, um dos comandantes das forças de intervenção rápidas sob a autoridade do ministério do Interior.

? Começou na terça, com algumas famílias. Mas depois notamos movimentos incomuns de famílias, desde o amanhecer ? contou.

Sua tropa acolheu cerca de 50 famílias. As forças de segurança, no entanto, precisam comprovar a identidade dos refugiados e se assegurar de que não carregam bombas ou são combatentes do EI tentando se esconder.

MIDEAST-CRISIS_IRAQ-MOSUL (2)