Cotidiano

Forças iraquianas avançam mais rápido que o previsto rumo a Mossul

201610200945167654_RTS.jpg

BAGDÁ ? As tropas do Iraque avançam mais rápido que o previsto na ofensiva para retomar Mossul das mãos do Estado Islâmico (EI), afirmou nesta quinta-feira o primeiro-ministro do país, Haider al-Abadi. O premier fez a declaração em Badgá, enquanto em Paris começa uma reunião para discutir o futuro da segunda maior cidade iraquiana. Este é o quarto dia de confrontos na região, e centenas de pessoas já deixaram suas casas para fugir da violência provocada pela operação militar.

? Estamos avançando mais rápido que o previsto e programado para Mossul ? disse Abadi em uma videoconferência.

Segundo as previsões iniciais, a operação poderia demorar até dois meses para recapturar por completo Mossul. Enquanto o inverno se aproxima, o mau tempo poderia prejudicar o avanço da ofensiva, estimou um general no início da semana. Até agora, dezenas de vilarejos já foram retomados do controle jihadista.

Em Paris, a reunião inaugurada pelo presidente francês, François Hollande, tem a participação de quase 20 nações, incluindo Estados Unidos, Turquia, Irã, países do Golfo e europeus. O ministro francês das Relações Exteriores, Jean-Marc Ayrault, e seu homólogo iraquiano, Ibrahim al-Jaafari, presidem as conversações do encontro.

Mossul, que já teve 3 milhões de habitantes, foi capturada pelo Estado Islâmico em 2014. Foi lá que o líder do grupo proclamou, há mais de dois anos, um califado em Síria e Iraque. Desde então, a cidade se tornou um simbólico reduto jihadista. E, agora, a estimativa das organizações humanitárias é que mais de 1 milhão de pessoas deixem Mossul para campos de refugiados nos arredores.