Cotidiano

Forças iraquianas avançam em área dominada pelo Estado Islâmico

201610301601262674_AFP.jpgAs forças iraquianas retomaram nesta segunda-feira o avanço para Mossul com o objetivo de conquistar posições a centenas de metros da periferia leste do reduto do grupo extremista Estado Islâmico (EI), onde a ofensiva entrou na terceira semana.

Uma fonte militar das Unidades de Elite de Contraterrorismo (CTS) afirmou à AFP, perto da cidade de Bartalla, que restavam apenas duas localidades, Bazwaya e Gojali, por conquistar antes de alcançar a aglomeração de Mossul, segunda maior cidade do Iraque.

? Se conseguirmos, estaremos a apenas centenas de metros de Mossul ? disse o militar.

De acordo com o comando conjunto das operações, CTS e o exército iniciaram um movimento para “avançar até a ribeira esquerda de Mossul (ou seja, o leste da cidade em relação ao rio Tigre) a partir de três eixos”. Dezenas de milhares de integrantes das forças de segurança envolvidas na operação de reconquista de Mossul avançam por três frentes: leste, sul e norte.

Combatentes das Unidades de Mobilização Popular (Hashd al-Shaabi), uma coalizão de milícias xiitas apoiadas pelo Irã, acabam de iniciar uma ofensiva ao oeste de Mossul, mas sem o objetivo de avançar até a própria cidade. A meta é retomar Tal Afar e cortar a linha de abastecimento extremista que liga Mossul com a fronteira síria.

A ofensiva de Mossul continua em sua fase inicial, na qual dezenas de localidades situadas nas planícies que cercam a cidade foram retomadas do EI. Em uma segunda etapa, as forças iraquianas devem começar a cercar Mossul e tentar abrir corredores de segurança para permitir a fuga de civis. Depois serão obrigados a travar uma batalha urbana contra os extremistas, entrincheirados na cidade.

Quase 1,5 milhão de pessoas moram na região de Mossul, segundo a ONU. Fontes americanas calculam que entre 3.000 e 5.000 extremistas estariam dentro da cidade.