Cotidiano

Forças do governo sírio retomam áreas no sudoeste de Aleppo, segundo monitores

BEIRUTE – Forças do governo sírio e aliados recuperaram neste domingo áreas no sudoeste de Aleppo ocupadas no mês passado por rebeldes após bombardeios pesados, afirmaram monitores e uma autoridade rebelde.

As áreas recuperadas incluem a Faculdade de Armamento e o Colégio Técnico da Força Aérea na área de Ramousah, na periferia da cidade.

Rebeldes tomaram as áreas no mês passado em um ataque que rompeu o cerco do governo sobre o setor leste de Aleppo, mantido pela oposição.

Zakaria Malahifji, do grupo rebelde Fastaqim, confirmou relatos de que as duas faculdades tinham sido recapturadas pelas forças do governo.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, que monitora a guerra, disse mais tarde que as forças do governo também retomaram a Faculdade de Artilharia.

O presidente sírio, Bashar al-Assad, cujo governo é apoiado pela Rússia, pelo Irã e pelo poderoso grupo xiita libanês Hezbollah, quer recuperar toda Aleppo, maior cidade da Síria antes do conflito que já dura cinco anos.

A intervenção de Moscou no ano passado transformou em muitas áreas a guerra em favor de Assad, porém os rebeldes tiveram alguns ganhos, incluindo Aleppo e a província de Hama, mais ao sul.

Mohammed Rasheed, porta-voz do grupo rebelde Jaish al-Nasr, disse que os insurgentes iniciaram uma investida para tentar capturar a cidade de Maan, ao norte de Hama, capital da província.

Com os avanços nos últimos dias, os insurgentes tomaram apenas 10 km de Hama, controlada pelo governo.