Saúde

Forças de segurança iniciam operação integrada para combater aglomerações em Cascavel

No primeiro dia da operação integrada, vários estabelecimentos comerciais foram vistoriados e um deles notificado e orientado por estar aberto após às 23h

Forças de segurança iniciam operação integrada para combater aglomerações em Cascavel

Forças de segurança iniciaram, na noite de ontem (24), uma operação integrada por tempo indeterminado para coibir aglomerações e o desrespeito aos decretos em vigor, tanto do Município  quanto do Estado e que têm como foco desacelerar o avanço da Covid-19.

No primeiro dia da operação integrada, vários estabelecimentos comerciais foram vistoriados e um deles notificado e orientado por estar aberto após às 23h.

Houve orientações sobre as normas estabelecidas nos decretos, mas o foco das ações serão os excessos cometidos pelos estabelecimentos e frequentadores. O desrespeito às normas vigentes de combate ao coronavírus não será tolerado.

Antonio Volmei dos Santos, secretário de de Política sobre Drogas e Proteção à Comunidade (Semppro), pasta que coordena as ações da Guarda Municipal (GM), diz que as operações não têm data para acabar. “Objetivo é coibir aglomerações e orientar mais uma vez o pessoal, pedindo que colaborem e respeitem os decretos, tanto municipal, quanto estadual. Esperamos a conscientização de todos, principalmente dos mais jovens. Depende de cada um, que tenham consciência do que está acontecendo”, afirma.

O supervisor de trânsito da Transitar, André Fauth, destaca a importância de as pessoas permanecerem em casa e, ainda, de evitarem o consumo de bebidas alcoólicas associadas ao volante. “O sistema [de saúde] está colapsado, então pode acontecer acidentes de trânsito, de as pessoas beberem e dirigirem e isso só vai trazer muito mais pessoas para o sistema de saúde”, observa.

O tenente Kaique Vitkoski diz que a Polícia Militar vai fazer cumprir o que diz o decreto. A PM irá lavrar boletins nos estabelecimentos que estiverem desrespeitando as normas.

As equipes irão percorrer a cidade diariamente e para aqueles que estiveram desrespeitando as regras não haverá tolerância. As forças de segurança irão notificar e lacrar os estabelecimentos por sete dias. Se houver reincidência, o alvará será cassado.

As ações têm a participação da Vigilância Sanitária e do Setor de Fiscalização da Secretaria de Finanças.