Policial

Forças de segurança apreenderam 145 toneladas de agrotóxicos ilegais

O estado de Goiás foi recordista nas apreensões, com registro de mais de 80 toneladas. Em seguida, está o Mato Grosso do Sul, com mais de 25.570 quilos, e Paraná, com 9.910 quilos

Forças de segurança apreenderam 145 toneladas de agrotóxicos ilegais

Curitiba – Mais de 145 toneladas de agrotóxicos – fruto de contrabando – foram apreendidas em dois anos no Brasil por forças de segurança estaduais e federais que atuam no Vigia (Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas), do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

O estado de Goiás foi recordista nas apreensões, com registro de mais de 80 toneladas. Em seguida, está o Mato Grosso do Sul, com mais de 25.570 quilos, e Paraná, com 9.910 quilos. A soma desses produtos apreendidos gerou um prejuízo de mais de R$ 50 milhões ao crime organizado.

O Vigia completou dois anos de atuação em abril e se consolidou como uma ação estratégica para o combate às organizações criminosas e à repressão aos crimes transnacionais, inclusive o tráfico de drogas e de animais, cigarros e produtos contrabandeados em todas as regiões de fronteira e divisas do País.

Já são mais de R$ 3 bilhões de prejuízo aos criminosos, com a apreensão de mais de 930 toneladas de drogas, 117 milhões de maços de cigarros, além de embarcações, armas, veículos e outros produtos oriundos do contrabando. Os números também mostram que, com o reforço da segurança nas fronteiras e divisas do País, o Vigia evitou um prejuízo de mais de meio bilhão de reais aos cofres públicos.

No caso da repressão ao tráfico ilegal de animais, o programa já apreendeu cerca de 80 mil animais vivos, entre aves, tartarugas, lebres, répteis, bovinos e peixes. Além disso, foram apreendidas mais de 120 toneladas de produtos oriundos de caça e pesca ilegais.

O Programa Vigia está presente em 15 estados: Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins, Goiás, Roraima, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pará, Amapá, Rio Grande do Norte e Ceará. Segue as diretrizes do Susp (Sistema Único de Segurança Pública), com foco na atuação integrada, coordenada, conjunta e sistêmica entre as instituições.