Cotidiano

Forças Armadas terão 22 mil militares na segurança da Olimpíada do Rio

BRASÍLIA – O ministro da Defesa, Raul Jungmann, anunciou na manhã desta terça-feira que as Forças Armadas irão atuar na segurança da Olimpíada do Rio com cerca de 22 mil homens. Esse efetivo, anteriormente previsto, era de 18 mil. Do total dos 22 mil, cerca de 500 vão compor uma força reserva. O ministro disse que os militares vão atuar na segurança do Aeroporto Tom Jobim e nas vias principais das cidades, como a Linha Amarela, Avenida Brasil e toda faixa costeira, além da TransOlímpica e ferrovias.

— Muito em breve teremos no Rio de Janeiro uma presença ofensiva das Forças Armadas. Inclusive estamos elevando seu efetivo de 18 mil para algo em redor de 21,5 mil e mais uma força reserva. Deveremos ter 22 mil homens das Forças Armadas garantindo a segurança, além do que assumimos estrategicamente, como força marítima e aeroespacial. Vamos assumir a Avenida Brasil, vamos assumir toda a Linha Amarela, a faixa costeira. Vamos dar à população, aos cidadãos do Rio e os turistas uma sensação de segurança e conforto — disse Raul Jungmann, após encontro com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Jungmann evitou comentar as críticas do prefeito do Rio, Eduardo Paes, à falta de segurança do Estado.

— É uma questão estadual e não me cabe tecer comentário. No que diz respeito, no que toca o governo federal estamos cumprindo 100% dos nossos encargos, indo até além do efetivo disponibilizado — disse o ministro.

O ministro afirmou que a segurança nas comunidades da cidade ficarão sob a responsabilidades das forças estaduais.

— Após a transferência de recursos, dos R$ 2,9 bilhões (do governo federal para a segurança das Olimpíadas), os salários (dos agentes de segurança) foram colocados em dia e será disponibilizado seu contingente máximo.

Raul Jungmann disse ainda que acertou com Renan Calheiros a votação do projeto que assegura reajuste aos militares de 25% nos próximos três anos.