Policial

Forças Armadas iniciam Operação Fronteira Sul

Cascavel – A 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada deu início ontem à Operação Fronteira Sul II / Ágata em toda a região da fronteira do Brasil com o Paraguai e a Argentina, no oeste do Paraná.

A operação está sendo desencadeada pelas Forças Armadas em coordenação com os diversos órgãos de segurança pública e de fiscalização federais, estaduais e municipais, em ambiente interagências, com o objetivo de fortalecer a presença do Estado na região e atuar contra ilícitos transfronteiriços e ambientais.

Para isso, estão sendo conduzidas operações preventivas e repressivas pontuais, tais como patrulhamentos terrestres e fluviais; estabelecimento de postos de bloqueio e controle de estradas, vias urbana e fluviais; revista de pessoas, veículos, embarcações e aeronaves; e intensificação da fiscalização de produtos controlados.

Proteção integrada

O Programa de Proteção Integrada de Fronteiras foi instituído pelo Decreto Presidencial 8.903, de 16 de novembro de 2016, para o fortalecimento da prevenção do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços.

Um dos objetivos é integrar e articular ações das Forças Armadas, de segurança pública da União, de inteligência e de controle aduaneiro com as ações dos estados e dos municípios situados na faixa de fronteira.