Cotidiano

Forças Armadas chegam nesta sexta a Natal para ficar 10 dias

BRASÍLIA – Cerca de 1,8 mil militares das Forças Armadas começam nesta sexta-feira a reforçar a segurança na região metropolitana de Natal, informou o Ministério da Defesa. De 20 a 30 de janeiro, as tropas estão autorizadas, por decreto presidencial, a se juntar aos órgãos locais para garantir a ordem na cidade, que registrou ataques a ônibus, carros oficiais e edificações como desdobramento da crise penitenciária.

Chamada de Operação Potiguar 2, a ação permite que os militares atuem com poder de polícia no patrulhamento da região metropolitana de Natal dentro do prazo estabelecido de 10 dias. As tropas que irão participar da operação são formadas por integrantes das Forças Armadas que servem no Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba. O emprego dos militares atende a um pedido do governador Robinson Faria (PSD).

Em agosto do ano passado, as Forças Armadas já haviam atuado na segurança do Rio Grande do Norte, na Operação Potiguar 1, com cerca de 1,2 mil homens. Na ocasião, houve uma série de atentados, com incêndios a ônibus, como retaliação a instalação de bloqueadores de celular nos presídios. A crise na segurança, porém, se agravou neste ano, após rebelião no maior presídio estado, Alcaçuz, no município de Nísia Floresta, com pelo menos 26 mortos.

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, está se deslocando para Natal, onde acompanhará o primeira dia da Operação Potiguar. O emprego das Forças Armadas na região metropolitana da capital do Rio Grande do Norte foi decidida ontem pelo presidente Michel Temer. É uma ação emergencial, autorizada por decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), quando as forças locais são incapazes de garantir a segurança da população.