Policial

Forças Armadas auxiliam no combate ao crime organizado

Ao todo, mais de dois mil agentes participam da Operação Muralha, que visa a prevenir e combater os crimes de fronteira

Foz do Iguaçu – De olho nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, que acontecem em agosto deste ano, as forças policiais nacionais desencadearam ontem, em toda área de fronteira, a Operação Muralha. Coordenada pela Receita Federal, a ação conta com o apoio da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Exército e Marinha e deve durar cerca de dois meses. Esse trabalho servirá como treinamento para as operações que serão desenvolvidas durante as Olimpíadas.

Ontem, praticamente todos os veículos que circularam pela BR-277, na Praça de Pedágio de São Miguel do Iguaçu, foram parados pelos agentes de segurança que, com o auxílio de cães farejadores, buscavam ilícitos. E já na primeira hora de atuação um veículo carregado de cigarros contrabandeados do Paraguai foi apreendido. Várias mercadorias transportadas ilegalmente também foram apreendidas.

Ao todo, mais de dois mil agentes participam da Operação Muralha, que visa a prevenir e combater os crimes de contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas, munições e medicamentos, dentre outros, com foco especial em produtos que ingressam no Brasil pelo Paraguai.

Segundo a Receita Federal, o principal ponto de fiscalização está montado na praça de pedágio de São Miguel do Iguaçu, mas equipes volantes estão atuando em estradas rurais da região e os soldados da Marinha desenvolvendo fiscalizações nos rios Paraná, Iguaçu e em todo o Lago de Itaipu.

Na região a atuação se dará de forma permanente e ininterrupta (24 horas por dia), com objetivo de verificar os veículos que transitam principalmente entre Foz do Iguaçu e Cascavel.