Cotidiano

Força-tarefa indica que novas fases da Lava-Jato podem ocorrer durante Olimpíada

BRASÍLIA – A força-tarefa da Lava-Jato em Curitiba indicou ao ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, que novas fases da operação podem ser deflagradas durante a realização dos Jogos Olímpicos em agosto. Moraes se reuniu ontem com o juiz Sérgio Moro e com representantes da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal (MPF) no Paraná.

Uma fase nova da operação durante os Jogos Olímpicos pode contar com forte repercussão internacional. Estão credenciados 30 mil jornalistas do mundo todo para cobrir o evento, que deve atrair 700 mil turistas e entre 12 mil e 13 mil atletas, conforme números do Ministério da Defesa.

O ministro contou ter ouvido de procuradores da República um pedido para que não houvesse deslocamento de policiais federais do Paraná para o Rio durante os Jogos Olímpicos:

? Eles me indagaram se, na Olimpíada, haveria prejuízo de recursos humanos para operações da Lava-Jato. Respondi que não haverá prejuízo de efetivo na Superintendência da PF no Paraná. A prioridade é a Lava-Jato ? disse Moraes, após participar da abertura de seminário em Brasília que discute nesta quarta os últimos ajustes para a segurança da Olimpíada no Rio.

Os remanejamentos de policiais federais ao Rio não afetarão o efetivo do Paraná, conforme o ministro da Justiça. A ideia é preservar as equipes que trabalham na Lava-Jato.