Cotidiano

Força-tarefa da Lava Jato recebe Prêmio Anticorrupção de 2016

SÃO PAULO ? A força-tarefa da Operação Lava Jato venceu o Prêmio Anticorrupção de 2016 da Transparência Internacional, uma das principais ONGs que atuam no combate à corrupção. O anúncio foi feito neste sábado. Segundo a ONG, a investigação ?é reconhecida como um marco para os criminosos de colarinho branco?.

? Bilhões de dólares foram perdidos para a corrupção no Brasil, e os brasileiros já tiveram o suficiente da corrupção que está devastando seu país. A força-tarefa está fazendo um grande trabalho para garantir que os corruptos, por mais poderosos que sejam, sejam responsabilizados e que a justiça seja atendida ? disse Mercedes de Freitas, presidente do Comitê Internacional de Proibição da Corrupção da Transparência, para completar: ? Estamos satisfeitos em premiar os promotores brasileiros com o Prêmio Anticorrupção de 2016 por seus incansáveis esforços para acabar com a corrupção endêmica no Brasil.

Em comunicado enviado à imprensa, a Transparência Internacional salienta que ?os promotores da força-tarefa de estão na linha de frente das investigações desde abril de 2014, enfrentando um dos maiores escândalos de corrupção do mundo?. O texto diz ainda que, até o momento, ocorreram 240 acusações criminais e 118 condenações totalizando 1.256 anos de prisão, ?incluindo políticos de alto nível e empresários anteriormente considerados intocáveis?.

A ONG cita também que nesta semana a Câmara dos Deputados votou o pacote de medidas contra a corrupção e acabou desfigurando o projeto enviado pelo Ministério Público Federal. ?Os legisladores tiraram características essenciais sobre proteção de denunciante e financiamento de campanhas ilegais e introduziram uma emenda que abre a porta para processar juízes e promotores por ofensa de responsabilidade?, afirma. E frisa que essa nova versão ?arrisca a independência dos juízes e dos procuradores?.

O Prêmio Anticorrupção homenageia indivíduos e organizações notáveis em todo o mundo, jornalistas, promotores, governo e líderes da sociedade civil que expõem e combatem a corrupção.