Cotidiano

Força-tarefa com 20 pessoas leva colombiano de 380kg para cirurgia

Obeso de 370 quilos é levado por 20 homens para ser operado

CALI, Colômbia – Com a ajuda de bombeiros, o homem mais pesado da Colômbia foi levado para uma clínica na cidade de Cali, onde foi submetido à primeira de várias cirurgias com o objetivo de fazê-lo perder peso e salvar sua vida. A operação, que ocorreu nesta segunda-feira, teve duração de três horas.

A força-tarefa começou cedo, na casa de Oscar Vásquez, a cerca de 30km de Cali. Ali, algo em torno de 20 pessoas, das quais 12 eram membros do Corpo de Bombeiros, cooperaram para colocar numa ambulância o colombiano 1,71m e 380kg.

– Tivemos que usar uma maca adaptada com suportes de aço para carregá-lo, tirá-lo de casa e colocá-lo na ambulância. Na ambulância, improvisamos colchonetes para levá-lo – descreveu Salvador Palacio, porta-voz da Fundação Gorditos de Corazón, à agência de noticias AFP. – Na Colômbia não existem ambulâncias para esse tipo de obesos mórbidos, e os leitos aguentam ano máximo de 150 a 180kg.

3.jpg

Depois de perder 20kg graças a mudanças de hábitos alimentares nas últimas seis semanas, Oscar ainda é o caso mais grave de obesidade já registrado na Colômabia pela fundação, dedicada a ajudar pessoas com essa doença. Ele padece de uma inflamação severa provocada pelo acúmulo de líquido linfático e componentes de gordura no tecido de diferentes órgãos.

Para salvar a vida dele e devolver ao colombiano a capacidade de se locomover, serão necessárias uma série de intervenções médicas, além de tratamento psicológico, uma vez que se trata de um comedor compulsivo.

Nesta segunda-feira, foi introduzido um balão gástrico que pode fazê-lo perder até 40kg. Em seguida, ele será submetido a uma outroa cirurgia gástrica com a qual se espera que o paciente perca algo em torno de 70 a 90kg. Por último, Oscar receberá um bypass gástrico via laparoscopia, o que pode ajudá-lo a chegar ao objetivo final: pesar menos de 100kg.

2.jpg

Todo esse processo deve levar uns três anos. Depois disso, ele deverá ser submetido a outros procedimentos, para a remoção da pele que se tornará obsoleta quando ele perder tanto peso.

Ao adentrar a clínica, o paciente disse a jornalistas que “a partir de hoje se espera uma mudança” e que para alcançar esse objetivo serão necessárias “muita confiança e muita fé”.