Cotidiano

Força Sindical critica ideias de Meirelles sobre Previdência

2010 358687386-2010110407544.jpg_20101104.jpg

RIO – O presidente da Força Sindical, o deputado Paulo Pereira da Silva (Paulinho da Força, SD-SP), forçasindical_1305 divulgou nota nesta sexta-feira na qual considera as ideias do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, sobre a Previdência, reveladas em coletiva de imprensa, como ?inoportunas? e ?estapafúrdias?. Meirelles mostrou intenção de implantar idade mínima para para as aposentadorias.

?A estapafúrdia ideia defendida pelo atual ministro é inaceitável porque prejudica quem ingressa mais cedo no mercado de trabalho, ou seja, a maioria dos trabalhadores brasileiros?, sustenta o Paulinho da Força.

O presidente da entidade afirma que o governo de Dilma Rousseff fez mudanças ?que só resultaram em prejuízos para os trabalhadores?. Segundo ele, a instituição da regra 85/95 progressivamente dificulta cada vez mais a aposentadoria.

?É bom lembrar que o governo Dilma já chegou ao absurdo de colocar lei para praticamente impedir a aposentadoria. Isto porque começou a ser aplicada a fórmula 90/100 para mulheres e homens, com a soma da idade e do tempo de contribuição. Esta fórmula torna praticamente impossível a aposentadoria para as pessoas com idade inferior a 65 anos?, sustenta.

Ele afirma que a entidade entende a necessidade de se discutir amplamente com a sociedade uma mudança no sistema previdênciário, ?com os representantes dos trabalhadores, de forma democrática e transparente?, mas não aceitará uma reforma com o objetivo de mexer nos direitos adquiridos.

Na nota, Paulinho da Força afirma que acredita que o presidente interino, Michel Temer, seguirá os acordos com os trabalhadores e Centrais Sindicais de manutenção de direitos