Cotidiano

Força Nacional vem cuidar do segundo turno

O pedido foi feito pelo TRE-PR em função das ocupações de escolas por estudantes que protestam contra a reforma do ensino médio

Curitiba – O plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou, por unanimidade, o envio de tropas da Força Nacional para os três municípios paranaenses que terão segundo turno no próximo domingo: Curitiba, Maringá e Ponta Grossa. O pedido foi feito pelo TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), em função das ocupações de escolas por estudantes que protestam contra a reforma do ensino médio.

Na mesma decisão, o TRE autorizou o envio de forças federais para São Luís (MA), Rio de Janeiro (RJ) e Fortaleza (CE). No primeiro turno das eleições, realizado no dia 2 de outubro, isso já havia sido feito em 467 municípios de 14 estados, mas o Paraná não estava entre eles.

Na segunda-feira, o presidente do TRE-PR, Luiz Fernando Tomasi Keppen, esteve reunido com autoridades policiais de Curitiba tratando da ação logística para a eleição de domingo diante da ocupação das escolas da rede pública estadual, que tiveram suas seções transferidas para outros locais de votação.

CUSTO ADICIONAL

O TRE-PR projeta um gasto extra de R$ 3 milhões por conta da mudança de 205 locais de votação de Curitiba, Maringá e Ponta Grossa, que se tornou necessária diante das ocupações dos colégios da rede estadual e impactará mais de 700 mil eleitores. Esse montante representará um acréscimo de quase 15% em relação ao custo original das eleições no Paraná, que era de R$ 22,2 milhões.