Cotidiano

Força Nacional reforça a fronteira

Grupos especiais ficarão na região por pelo menos 180 dias

Foz do Iguaçu – Grupos especiais da Força Nacional foram designados à fronteira do Brasil com o Paraguai. Eles reforçam deste ontem, durante 24 horas por dia, a segurança na Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu e na fronteira com a Argentina em ação coordenada da Polícia Federal.

A medida faz parte da Operação Fronteira Integrada, iniciada ainda em 2016, com cobertura na aduana brasileira no principal acesso aos países vizinhos. A designação das tropas pelo Ministério da Justiça atende a um pedido da própria Polícia Federal e se justificaria na falta de efetivo da PF.

O envio das tropas também coincide com o avanço do contrabando, mas acima de tudo pelo intenso fluxo do tráfico de drogas, armas e munições vindo do Paraguai para abastecer as grandes organizações criminosas brasileiras. A rota ilícita tem ganhado mais fluxo desde que a Polícia Rodoviária Federal reduziu a fiscalização nas estradas, medida adotada para cortar gastos e diminuir despesas.

Por outro lado, na própria PF há o entendimento que nunca se apreendeu tanta arma e munição entrando ilegalmente no País como neste ano. A fronteira do Brasil com o Paraguai é a principal porta para estes acessos, principalmente para armamento pesado às facções criminosas.

O grupo terá atuação na região por um período inicial previsto de 180 dias auxiliando nas fiscalizações e prevenção ao contrabando, descaminho, tráfico de drogas e armas. Os grupos ficarão, prioritariamente, na Ponte da Amizade, no Lago de Itaipu, no Rio Paraná e rodovias da região.

Esta não é a primeira vez que a Força Nacional reforça a segurança na região. As equipes já estavam aqui de outubro de 2015 a junho de 2016, pouco antes da Olimpíada no Rio de Janeiro.