Cotidiano

Força Nacional atuará com força máxima nos Jogos Olímpicos do Rio

RIO – O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, revelou na tarde desta segunda-feira que o Rio vai contar com segurança máxima durante os Jogos Olímpicos. Segundo ele informou durante entrevista no Rio, a cidade vai contar com nove mil homens da Força Nacional como estava previsto desde o início dos preparativos para os Jogos do Rio.

? O efetivo estará completo. Seja com a PM ou com a Força Nacional. Podemos ter eventuais alterações no sentido de otimizar, mas do ponto de vista da segurança estou tranquilo, graças ao trabalho conjunto. A Força Nacional vai estar no Rio com seu efetivo completo: nove mil homens ? assegurou Alexandre de Moraes depois de um encontro com o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, e o delegado federal Andrei Rodrigues, Secretário extraordinário de Grandes Eventos.

A preocupação com a diminuição do efetivo da Força Nacional, foi revelada no início deste mês pelo secretário José Mariano Beltrame, depois de ser informado que o efetivo inicial previsto seria cortado pela metade.

? Já estou trabalhando com a possibilidade de ter (durante os Jogos) menos 50% dos policiais da Força Nacional, o que seriam 4.500 homens. Isso vai comprometer o plano estratégico de segurança das Olimpíadas. Os estados não estão dispostos a dar sua cota. Eu entendo isso. Como a Brigada Militar do Rio Grande do Sul vai ceder seus homens, com os problemas que eles estão enfrentando lá?? ? afirmou Beltrame ao GLOBO no último dia 11.

Há duas semanas, o governo federal chegou a admitir que poderia ceder tropas federais para o reforço no policiamento da cidade nas Olimpíadas. Os militares, que seriam usados apenas em áreas de suas próprias instalações ou em pontos sensíveis, como o entorno de aeroportos e usinas de energia, seriam deslocados também para locais de riscos que seriam mapeados. A possível mudança no esquema de segurança chegou a ser discutida durante uma reunião entre o ministro da Defesa, Raul Jungmann, e o secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

Alexandre de Moraes chegou ao Rio no início da Tarde. Acompanhado de Andrei Rodrigues, ele sobrevoou a cidade num helicóptero do Exército, acompanhado do general Fernando Azevedo e Silva, comandante Militar do Leste (CML) e coordenador-geral de Defesa de Área para a Olimpíada Rio 2016. Às 13h, eles realizaram um sobrevoo pelas principais arenas olímpicas, principalmente as que estão situadas em área militar. Em seguida, foram recepcionados na sede do CML onde assistiram à uma explanação na sala de Comando e Controle.

No CML, as autoridades conheceram os planejamentos operacional e táticos das Forças Armadas a cargo do Comando de Defesa de Área. Equipada com monitores que transmitem imagens de câmeras espalhadas por toda a cidade, a sala possui, ainda, o sistema ?Pacificador?, que permite aos profissionais acompanharem todas as ações e deslocamentos de tropas em tempo real.