Cotidiano

Força Nacional assume segurança dos Jogos a partir desta terça

2013120833032.jpgRIO – A Força Nacional assume a segurança dos Jogos Olímpicos a partir desta terça-feira. A um mês do início do evento, o governo brasileiro dá início à operação integrada de segurança, que tem a coordenação do Ministério da Justiça e Cidadania, por meio da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge). jogos

O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, vai participar do apronto operacional da Força Nacional, que acontecerá no Parque Olímpico da Barra, nesta terça. Na ocasião será ativado o Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC). A função do SICC é coordenar a integração da Operação de Segurança dos Jogos Rio 2016.

O ministro também participará, junto aos demais representantes da segurança pública, de videoconferência com os estados-sede do futebol. As forças de segurança pública, defesa civil e ordenamento urbano estarão reunidas no Centro Integrado de Comando e Controle do Rio de Janeiro (CICC-RJ) e das demais cidades do futebol até o fim dos jogos, a fim de garantir a segurança da população, atletas e espectadores.

Durante os Jogos, as Forças Armadas no estado deverão reforçar o policiamento nas estações de trens e em todas as principais rotas olímpicas, como vias expressas (Linhas Vermelha e Amarela), terminais de passageiros (como aeroportos e rodoviárias), túneis e avenidas da Zona Sul.

A Marinha anunciou ainda que estará presente nas ruas, reforçando o patrulhamento da orla, de São Conrado ao Caju, juntamente com a Força Nacional e as polícias Militar, Civil e Federal. A mudança na atuação das Forças Armadas, que durante a Copa do Mundo foi discreta, leva em conta o cenário internacional, com a possibilidade de uma ação terrorista durante o evento.

LEIA MAIS:

Paes diz que estado de calamidade não tem relação com Olimpíada

Estado de calamidade exclui ameaça às instalações esportivas

Governo quer dar Bilhete Único apenas a isentos de IR

Ilha de Brocoió tem casarão tombado, mas que se deteriora sem os cuidados

Corte de despesas na Justiça gera polêmica entre magistrados

Estado estuda parcelar salários dos servidores

?Calendário do 1º semestre da Uerj está totalmente comprometido?, diz reitor

Despesas do estado com servidores requisitados triplicaram

Inadimplência do estado ameaça conclusão de obras do metrô para os Jogos